segunda-feira, 11 de maio de 2009

O que realmente é ITIL?

Quando comecei a estudar ITIL, eu sempre perguntava mas o que é ITIL? eu ficava lendo materiais na Internet, artigos e publicações e o assunto ficava mais complicado do que realmente é. Quando não temos um conhecimento tão profundo sobre ITIL ou se não vimos funcionando em algum lugar na prática, confesso que fica difícil em um primeiro momento entender as características e os benefícios deste framework. O ITIL surgiu porque o negócio ficou cada vez mais dependente do gerenciamento de serviço e administrar diversas ferramentas, recursos e área técnica sem uma organização ficou quase impossível.

O ITIL surgiu como um guia do Governo Britânico na década de 1980, empresas públicas e privadas contribuíam com conhecimentos e experiências para o desenvolvimento da ITIL.

ITIL é uma referência (biblioteca) para o Gerenciamento de Serviços de TI, são "práticas" adaptáveis para cada empresa e situação, são guias que dizem qual a melhor maneira de executar um determinado processo para alcançar as expectativas do cliente. Estas práticas podem ser alteradas, criadas ou mesmo não utilizadas. O objetivo principal quando utilizamos as práticas ITIL é o alinhamento e a entrega de valor para o negócio.

Os benfícios de se utilizar ITIL é ter um departamento/provedor de serviços mais organizado e transparente em relação aos serviços oferecidos, analisar tendências e acompanhar o andamento dos serviços com foco no cliente e no resultado final. Hoje ITIL é uma realidade e deixou de ser um "modismo", como era considerado por muito quando surgiu com força no mercado brasileiro, hoje empresas buscam este conhecimento para aprimorar os processos de TI e ganhar força e credibilidade no mercado, ITIL não é obrigatória mas quem já utiliza suas práticas tem uma grande chance de conseguir a certificação ISO 20000 (Serviços de TI), mas rapidamente.

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abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

2 comentários:

  1. Alex, A ITIL hoje realmente é indispensável para a gestão de serviços de TI, não importando o porte da organização, e a V3 então ficou excelente, não?
    Abs!

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  2. Olá Vinicius, tudo é relativo principalmente quando falamos em empresa.

    Existe o MOF por exemplo que atua com conceitos parecidos do ITIL e pode ser utilizado, existe o Cobit que atua em uma camada acima do ITIL em um nível de governança corporativa de TI, existe a própria norma ISO 20.000 que certifica que a empresa atende os requisitos para a entrega de um serviço com qualidade e existe o ITIL que virou referência mundial em serviços.

    Acredito que o ITIL ajuda muito um gerenciamento de serviços de TI, mas vejo ainda hoje um departamento de TI trabalhar sem ITIL, depende muito da gestão e da cultura da empresa como um todo, mas com certeza a utilização das práticas em empresas é questão de tempo, por exemplo o SLA, ninguém utilizava esse termo com tanta frequência, agora virou padrão de mercado e isto é uma vantagem de padronizar práticas e vocabulário. O Gerenciamento de Serviços e a Governança de TI é uma tendência bem próxima e os beneficios quando utiliza um padrão seja ele qual for é visível no dia a dia e na demonstração dos resultados.
    Obrigado pela visita,

    Alex Villaverde
    www.alexvillaverde.blogspot.com

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