sexta-feira, 22 de maio de 2009

Certificação em TI garante emprego?

Esse eu diria que é o assunto da moda hoje em dia, muitas pessoas vem buscando certificação com o intuito de que vai conseguir um ótimo emprego que com esta certificação o seu salário vai subir 100% e que agora eu deveria ganhar X e não Y.

Não é bem por aí que as coisas estão hoje em dia, eu posso resumir o quadro da seguinte forma: "Certificação hoje em dia no máximo te leva a uma entrevista, mas não garante emprego de forma alguma"

Muitas pessoas querem deixar a parte técnica e caira na área de gestão e ñao tem a noção que a coisa não é simples assim, imaginem porque uma empresa contrataria uma pessoa com 10 certificações se esta não possui nenhuma experi6encia em gestão ou simplesmente nunca utilizou na prática as 10 certificações?

Conhecimento nunca foi e nunca será demais, mas não podemos utilizar isso pensando que vamos ganhar mais ou ter um cargo somente por causa de um curso ou uma certificação, o conjunto faz a pessoa e a pessoa forma o conjunto.

Preste atenção nestes 6 passos:

1. Tente crescer na empresa ou procure uma empresa que forneça isso a você.
2. Faça cursos que você possa colocar em prática, nada adianta você ter um curso que você nunca viu ou não poderá utiliza-lo na prática.
3. Quando fizer um curso ou mesmo uma certificação procure entender os conceito, a prática disso nada adianta ter um título e quando questionado não sabe nem por onde começar.
4. Foque no inglês, hoje em grandes empresas é fundamental, não saber inglês é como ser um analfabeto do século 21.
5. Faça uma pós, mestrado em alguma instiuição de grande porte e reconhecida por todos.
6- E Finalmente, acompanhe o mercado, as vagas, os requisitos e nunca deixe sua rede de relacionamentos profissionais esfriar.



abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: O que é verdade na TV Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário