quarta-feira, 13 de maio de 2009

Microsoft Operations Framework - MOF

Microsoft Operations Framework (MOF) é um modelo pró-ativo formando uma integração entre as melhores práticas, princípios e atividades. Para quem tem o conhcimento sobre ITIL entender MOF fica mais fácil pois segue o mesmo padrão com algumas diferenças substanciais mas o objetivo em comum dos dois frameworks acabam se encontrando.

O principal objetivo do MOF é ajudar o time de TI na criação, operação e no suporte dos serviços oferecidos, assegurando que investimentos agreguem valor ao negócio com um nível aceitável de risco. O MOF como a versão 3 do ITIL também é estruturado em um ciclo de vida e é dividido em 3 fases e 1 camada.

As fases são: Planejar, onde é feita toda a estratégia de TI garantindo que as metas esperadas sejam alcançadas, depois vem a fase Entregar que é responsável por entregar todo e qualquer serviço, garantindo que os mesmos foram desenvolvidos com eficiência e implementados com sucesso e a última fase é a Operar que fica responsável por manter e suportar os serviços enquanto eles estiverem dentro do ciclo de vida. Além das 3 fases temos a camada Gerenciar que faz parte das outras 3 camadas e que garante que cada fase evolua em busca dos objetivos do negócio.

Um ponto muito interessante no MOF 4.0 são as Management Reviews, que tem a responsabilidade de mostrar o status de um serviço e fornecem a resposta necessária para sabermos ser passamos para a próxima fase do ciclo de vida. Em cada fase temos as Management Review, tem uma função parecida com as KPI's do Cobit.

O MOF vai em busca da integração ao negócio garantindo uma estrutura planejada para controlarmos a gestão de TI com controles mensuráveis para tomarmos uma decisão em cima de resultados.



abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: Curso de ITIL Foundations V3

Nenhum comentário:

Postar um comentário