sexta-feira, 29 de maio de 2009

O que é o COBIT e onde usar?

Hoje resolvi desvendar o Cobit, muitas pessoas tem falado que o Cobit é a Governança de TI e vice-versa, mas não é bem por aí que a coisa funciona.

O Cobit auxilia a empresa a ter uma Governança de TI mais controlada, fica em um nível superior acima do Gerenciamento de Servços de TI (ITIL) e da própria norma de Serviços de TI que é a ISO 20000, vamos descomplicar:

Cobit significa (Control Objectives for Information and Related Technology) é focado no negócio, orientado a processos, baseado em controles e direcionado a métricas.

O Cobit é um framework de Governança de TI, serve de referência não é uma solução pronta, precisa adapta-lo ao negócio para atender as necessidades e alinhar TI ao negócio, podemos utilizar os controles necessários e não todos, por exemplo teve empresas que eu utilizei apenas 2 controles, onde impactava mais os processos e a Diretoria gostaria de ter um maior controle sobre determinadas atividades de TI.

Existe empresas que vendem curso de Cobit sendo um curso de Governança de TI e isto não está certo, o Cobit ajuda a controlar o ambiente, mas não é o único neste processo, hoje existem norma de Governança de TI a ISO/IEC 38500 e um conjunto de práticas para um Gerenciamento de Serviços de TI, outro exemplo é o pessoal da ISSO É Tecnologia (www.issoe.com.br) que está desenvolvendo um curso de Cobit e outro apenas para Governança de TI, o Cobit é um componente importante mas ele trabalha acima do Gerenciamento do Serviço de TI, se este gerenciamento não funcionar não temos como controlar e vamos estipular métricas, controles e nada disso vai adiantar.

Falando um pouco sobre estrutura, o Cobit possui 4 domínios (Planejamento e Organização, Aquisição e Implementação, Entrega e Suporte, Monitoração e Avaliação) e dentro desses 4 domínios temos 34 processos.

o Cobit está na versão 4.1, é mantido e atualizado constatemente pela ISACA (www.isaca.org), que hoje é um orgão de referência mundial trantando-se de TI e possui diversos produtos para auxiliar os profissionais e envolvidos em TI.




abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: Intel desafia a Microsoft com o Moblin

2 comentários:

  1. Excelente. ótimo texto, bem direto, adoro artigos assim. Já recomendei na organização em que atuo e no fórum TechNet sobre metodologias. Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cleber pelo comentário e pela visita.

    fico a disposição.

    ResponderExcluir