O termo "Governança de TI" significa controlar, otimizar, mensurar e entregar resultados em um ambiente técnológico para o cliente, esta é uma definição prática deste termo tão falado hoje em dia.
Outra definição encontrada em livros e artigos é que a Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e conseqüentemente alinhar TI aos negócios.
Podemos utilizar alguns frameworks para ajudar em uma Governança de TI Corporativa como ITIL, MOF a norma ISO 20.000 e ISO 38500 e os controles do Cobit, isto ajuda na organização, controle e identificação de melhoria dos serviços garantindo um provedor de serviços mais eficiente, eficaz e que gere resultados para o negócio.
A chave da governança de TI é: integrar ao negócio, avaliar riscos e entregar valor ao cliente.
abraços
Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com
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