terça-feira, 26 de maio de 2009

Intel desafia a Microsoft com o Moblin

Antiga e grande parceira da Microsoft ao longo dos anos a Intel promete incomodar a Microsoft com o Lançamento do Projeto Moblin- Linux.

A Intel é famosa pela fabricação de chips e há alguns anos vem investindo em softwares, o software Moblin se assemelha ao Windows ou ao OS X da Apple, de certa forma, mas existe recursos únicos e o grande diferencial é para os apare,llhos móveis de pequeno porte.

Pelo que observei o design é bem bonito e tornar-se um sistema operacional intuitivo com janelas e listagm das principais tarefas, com ícones animados e outros recursos e truques que demonstram muita personalidade, o Moblin parece ser uma forma inovadora de sistema operacional. Algumas empresas esperam que ele represente forte desafio à Microsoft no mercado dos laptops pequenos e de baixo preço conhecidos como netbooks. Uma segunda versão do software, mais polida, que está em testes, deve começar a ser utilizada em diversos netbooks na metade deste ano.

O intuito inicial e o principal é o mercado mobile, mas o sistema atende perfeitamente aos netbooks, se formos pensar em acesso a Internet e mobilidade a Intel está no caminho certo, o mercado pede por isso e esta é a nova tendência dos próximos anos, a grande vantagem é o código aberto que pode ser modificado e personalizado.

aqui está um vídeo sobre o produto: http://moblin.org/moblin-intro-video

abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: Qual a finalidade da norma ISO 20000: 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário