terça-feira, 5 de maio de 2009

Utilizando o inlineACL (Joomla)

Joomla é uma ferramenta que administra layouts de internet e quem utiliza sempre tem dúvida com relação aos controles de acessos.

Eu testei o plugin inlineACL, a funcionalidade deste plugin é restringir o acesso a determinadas partes de um artigo ou o texto de um artigo por completo, mas não restringe por exemplo que apareça o título do artigo, dependendo do objetivo é uma ferramenta útil.

segue o link do plugin: http://extensions.joomla.org/extensions/access-&-security/content-restriction/5673/details

Depois de instalar o plugin você deve ativa-lo em plugin managers, vou explicar a lógica de como funciona para descomplicar, porque depois que você entende é fácil.

Primeiro: O artigo deve estar para ser visualizado somente para usuários registrados (isso é fundamental)

Segundo: Você deve escolher se irá controlar a visualização por ID do usuário, username ou grupo como autor, etc) e dentro da edição desse plugin em CB field name inserir o que foi escolhido, neste caso iremos usar o username. (escrever no cb field a palavra username)

Terceiro: quando você for escrever o artigo você irá colocar o seguinte comando: {iACL type=username teste}, isto que dizer que somente o usuário teste pode visualizar esta parte do aritgo e para finalizar no final do texto você coloca {/iACL} para terminar, ou seja você insere o comando antes dizendo os atributo, escreve o texto do artigo e insere o comando para finalizar.

Quarto: Para ter mais usuários é só separar por vírgula, o mesmo funciona com os id's e grupos, depende da situação, mas lembre-se não podemos misturar entre username, id e grupos.

Quinto: No próprio plugin, na edição dele pelo painel de administrador do joomla aparece um exemplo para cada situação, é muito fácil.

O mais importante é entender a lógica deste plugin, o funcionamento é super simples apesar que se formos pensar em grande escala não é tão prático.

2 comentários:

  1. Alex, vc já viu alguma solução semelhante para Menus ?

    Obrigado pelo esclarecimento, mesmo que tenha sido muito facil.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Para menu tem uma solução noixacl, pode ser que atenda sua necessidade

    abs

    ResponderExcluir