terça-feira, 12 de maio de 2009

Diferenças entre as vesões da ITIL V2 e V3

As mudanças entre as versões são substanciais, a abordagem dos processos e o modo de pensar em ITIL com certeza mudou, na nova versão os processos estão agrupados por "módulos" e seguem uma sequência lógica para o entendimentos das bos práticas. A grande mudança foi separar os processos através de um ciclo de vida: Estratégia, Desenho, Transição, Operação e Melhoria de serviço continuada.

A ITIL V2 foi lançada em 2000 com nove livros, mas apenas dois eram usados. Já a V3 foi lançada em 2007 e possui cinco livros principais que formam a base do ciclo de vida. Cada livro contém a visão geral, fundamentos, processos, papéis, considerações, diretriz de implementação, desafios, oportunidades e riscos.

Na ITIL V2 falavam em alinhamento com o negócio, hoje na V3 existe a integração com o negócio, isto pela demanda e pela necessidade das empresas que ao passar dos tempos passaram cada vez mais depender de TI, hoje conseguimos pensar em algum produtro novo que não tenha a participação de TI em alguma fase do negócio?

Um dos fatores Importantes na ITIL V3 é o Portfolio de Serviços que englobam todos os serviços prestados, controlam status e semparam entre serviços obsoletos, novos e em funcionamento. Outro fator importante é o Gerenciamento de Demanda que visa reduzir o risco do negçoio, gerenciar os custos e equilibrar o forncecimento com a demanda de recursos.

Houve melhoras na Operação do Serviço, criando o Comprimento de Serviço, mudanças de baixo impacto ou simplesmente requisição de serviços pode ser tratada por este processo e não como na V2 que era realizado pelo Gerenciamento de Incidentes.

Outro ponto importante incorporado aos processos na ITIL V3 é o Gerenciamento de Segurança que garante a disponibilidade, confidencialidade e integridade da informação, tem a tarefa de produzir e manter as Políticas de Segurança.

Esta questão de ITIL V2 e ITIL V3, tem a tendência de sumir com o tempo, o que vai prosseguir é a biblioteca ITIL, o que vai interessar são as empresas seguirem um padrão, seguirem as boas práticas do mercado, adotarem uma biblioteca para orientar e criar responsáveis para cada processo.


Em breve a ISSO É Tecnologia estará lançando o curso de ITIL Foundations V3, é importante realizar a certificação já na versão 3, existe consultorias e centros de treinamento que estão oferecendo e aconselhando os alunos a fazerem o curso na ITIL V2 e depois um upgrade para a versão 3, é um caminho totalmente incorreto pois na versão 3 como comentei acima a forma de pensar e aplicar alguns processos mudou, principalmente por ter um ciclo de vida de serviço.

Se existe uma versão nova e disponível, quais são os motivos para fazer a certificação na versão antiga e depois fazer um upgrade, para aqueles que já são certificados na versão 2 esta prática é viável, mas eu aconselho mesmo assim realizar um curso de ITIL V3 porque as mudanças foram grandes e com um alto nível de impacto.

Melhore o seu currículo através do curso 100% on-line preparatório para certificação da ITIL V3 e Faça um Simulado Gratuito da ITIL V3 em português, acesse: www.issoe.com.br


VEJA MAIS: Eu preciso saber o inglês técnico


abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

5 comentários:

  1. obrigada pela informação. me ajudou muito. abraços.

    ResponderExcluir
  2. Estou a disposição e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela dica, Alex. Meu nome é Élida.

    Só não estou encontrando material para estudar para a V3. Você tem alguma dica? Meu e-mail é elidahair@gmail.com.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá Élida, obrigado pela visita

    Sobre Materiais a equipe da ISSO É Tecnologia está para lançar um curso EAD sobre ITIL V3, preparatório para a certificação (www.issoe.com.br), acredito que esteja pronto em 20 a 30 dias.

    Material na net é sempre complicado achar, na maioria das vezes o material está incompleto e aquele que parece ser completo não passa nada de prática, eu aconselho você procurar livros, não tenho nenhum agora para indicar, mas com certeza você terá um bom aprendizado e se tiver oportunidade de fazer o curso será de extrema ajuda na certificação.

    Alex Villaverde
    www.alexvillaverde.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Alex. Em 2009 me certifiquei em Itil v2, você acha que devo fazer um curso para certificação na v3?

    Obrigado

    José Sousa

    ResponderExcluir