sexta-feira, 15 de maio de 2009

Como funciona e Dicas para comprar um GPS

Depois de conversar com alguns amigos percebi que muitos tem dúvida quando vão comprar um GPS, eu também passei por isso as vezes fica complicado entender alguns termos, então para descomplicar vou explicar alguns pontos:

GPS (Global Positioning System) É um sistema de radionavegação baseado em satélites que permite a qualquer usuário saber a sua localização, velocidade e tempo, 24 horas por dia, sob quaisquer condições atmosféricas e em qualquer ponto do globo terrestre.

O GPS funciona na determinação da distância entre um ponto, o receptor, a outros de referência, os satélites. Sabendo a distância que nos separa de 3 pontos podemos determinar a nossa posição relativa, este sistema foi criado e é controlado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, para uso exclusivo militar. Atualmente é aberto para uso civil gratuito, requerindo apenas um receptor capaz de captar o sinal emitido pelos satélites.

Agora vamos as dicas, se você deseja apenas um GPS para navegação como um guia, não fique preocupado para comprar é muito fácil, você deve observar estes requisitos:

1) Número de canais que o receptor utiliza, quanto mais melhor (os melhores trabalham atualmente com 20 canais.

2) A base de um GPS é o mapa instalado, segundo testes que eu fiz entre os principais o melhor atualmente é o IGO, então tem que observar se é possível instalar o software de mapas IGO no GPS, as últimas versões de 2008 e 2009 já vem com a base de radares que pode ser atualizada pela net.

3) Autonomia da Bateria, existem GPS que é brincadeira, trabalha 40 minutos e já tem que carregar, repare nesse aspecto.

4) Velocidade de Processamento, esta é a velocidade que o GPS trabalha, por exemplo para efetuar novas rotas, realizar cálculos e executar tarefas, atualmente a velocidade acima ou igual a 400 mhz está de acordo.

5) E por último, mas não menos importante é a capacidade de armanezamento, repare a quantidade de GB de espaço disponível, o pessoal anda comercializando com 2 gb, suficiente para gravar as atualizações e ainda por cima gravar uma música, foto e vídeo.

Para comprar o GPS, 70% é o Software, não existe um GPS ruim, realizando testes todos caminham praticamente com a mesma configuração o que muda muito é o design e o software oferecido.

Boas compras !!!



abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: Gerencie seus contatos e suas tarefas on line.

12 comentários:

  1. Vou comprar um GPS e estava procurando justamente este tipo de dica. Valeu!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado e continue visitando o nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelas dicas!!!

    SImples e esclarecedoras!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo comentário, quando fui comprar o meu passei cada aperto que resolvi compartilhar, nada melhor que a experiência.

    ResponderExcluir
  5. Excelente dica. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo comentário, continue acessando o blog.

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Miklos ,parabens pelas dicas , principalmente para pessoas igual eu , que estou ainda na pesquisa de qual modelo gps comprar.
    pessoal esta comentando muito do modelo apontador slimway sky - ou o modelo slimway 2.0
    e a grande duvida é de qual modelo da GARMIN comparado ao slimway 2.0 faz a mesma funçao?

    ResponderExcluir
  8. Eu recentemente adquiri um modelo da foston, bem bacana... estou gostando. Utilizando o IGO Amigo, fica a dica para a galera.
    abs

    ResponderExcluir
  9. Valeu, estava em duvida o que comprar, agora acabou minhas duvidas, parabéns pela sabedoria em esclarecer um assunto muito difícil de explicar e você conseguiu esclarecer com poucas palavras.Sucesso para você e conta com a gente. Ja vou comprar o meu, abraços do seu agora amigo, Sebastião

    ResponderExcluir
  10. valeu pelas dicas parceiro

    ResponderExcluir
  11. Olá meu é Semianov. Preciso de um GPS para localizar fazendas, a partir de coordenadas pré-inseridas.
    O foston é bom?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Qual destes Garmin é mais con«veniente, em relação preço e produto?..desde ja agradeço
    http://www.shoppydoo.com.br/search.aspx?search=Garmin+n%C3%BCvi+&categoryid=314&minprice=&maxprice=&f=&fromCategoryId=314

    ResponderExcluir