quinta-feira, 30 de julho de 2009

Vem aí a Tecnologia 4G

Mal o 3G chegou por aqui no Brasil e apesar da demanda ser muito grande o serviço ainda não passa confiança para os seus usuários, eu já testei vários e atualmente tenho o Oi Velox e as vezez passo raiva com a queda de velocidade repentina e alguns momentos de lentidão.

Já se começa a falar da próxima geração de celulares - pelo menos na Suécia, Alemanha e Itália. A Ericsson começou a montar chamada rede 4G, que tem velocidade média de 28 Mbps.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) destinará novas faixas de frequência para a expansão da telefonia e internet móvel. O conselho aprovou nesta quinta-feira proposta para modificar a destinação da faixa em 2,5 GHz a 2,6 GHz --que hoje é totalmente usada para oferta de TV por assinatura por micro-ondas-- para que possam ser usadas também para internet banda larga e telefonia celular.

A Samsung fez uma demonstração das capacidades da rede de quarta geração, uma tecnologia que a companhia conseguiu fazer funcionar recentemente e que poderá criar problemas a Intel e o seu WiMAX.

A empresa apresentou uma de suas primeiras implementações desta tecnologia fazendo a conexão dentro de um ônibus que circulava a 60 kilômetros por hora, no interior do qual foi possível fazer uma transmissão de dados com uma taxa de 100 Mbps entre o transmissor e os receptores móveis. Esta velocidade é 50 vezes superior a oferecida pelas atuais redes WiMAX.

Entretanto, uma vez que a 3G ainda não conseguiu se posicionar no mercado e que a aplicação destas redes no momento é limitada, a quarta geração ainda se encontra muito distante, vamos acompanhando as novidades e podemos ter certeza que a internet está caminhando para ser mais acessível a todos.

Apesar das inúmneras novidades é extremamente necessário dar atenção e cobrir áreas menos favorecidas, é comum irmos para lugares afastados que não conseguem ter um acesso de internet e ficam na mão de uma ou duas empresas, por isso apoio toda e qualquer novidade em relação a internet para popularizar esta ferramenta fantástica.



abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: Termos de ITIL de Inglês para Português

Nenhum comentário:

Postar um comentário