quarta-feira, 29 de julho de 2009

Internet via tomada da energia eletrica a partir de 2010

Se funcionar de modo estável será um grande avanço para a inclusão digital, imagine você estar na cozinha plugar na tomada e surfar na rede, ir para o quarto, sala, banheiro e assim sucessivamente. Os pontos de internet são as tomadas da rede elétrica na sua residência ou na empresa.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) homologou em abril a tecnologia de internet pela rede elétrica, que permite o tráfego de voz, dados e imagens. Conhecida como PLC (Power Line Communication), a nova forma de acesso à web já existe há cerca de dez anos e é vendida na Europa a links de 4,5 Mbps —que devem chegar a 14 Mbps até o final do ano.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ressalta que, para os usuários da tecnologia, a conta de luz continuará separada porque se trata da mesma estrutura, mas usada para fins diferentes. Em vez de transmitir somente luz, a rede elétrica também passará a fornecer acesso à internet, isto é importante cada um com o seu serviço, A AES Eletropaulo já divulgou que não pretende vender o PLC diretamente para o consumidor final, devendo fazer uma parceria com as operadoras de telecomunicações para atender ao novo serviço, como Telefonica, TIM, Vivo, Oi e Claro.

Em São Paulo, já são três bairros onde esta tecnologia está sendo testada pela AES Eletropaulo: Pinheiros, Cerqueira César e Moema. Para os demais bairros, a tecnologia deverá estar disponível a partir de 2010. Serão utilizados modens que irão efetuar a conexão da internet com os computadores, esses modens poderão ser vendicdos com uma antena para facilitar ainda mais e não precisar de fio, fazer um ambiente wireless com o PLC.



abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: Alterar o Favicom com o Joomla

Nenhum comentário:

Postar um comentário