quinta-feira, 30 de julho de 2009

Decisão Estratégica une Yahoo e Microsoft, sem autorização dos EUA

Para os investidores esta união no setor de buscas não foi bem vista, as ações da Yahoo e da Microsoft caíram após a confirmação, no caso específico da Yahoo as ações despencaram mais de 11%.

Estratégicamente existem alguns pontos para serem analisados, onde parece ser visível que o intuito é atingir a grande do setor, a Google que também acumulou queda nas suas ações após a união.

A unificação tem duração de 10 anos e ao contrário do que todos pensavam a Microsoft não pagará diretos ao Yahoo, é um tanto estranho esta decisão. Fica claro que outras vantagens a Yahoo deve ter ganho para fechar um acordo deste tipo e com esta duração, impulsionando a Microsoft em um setor dominado pela Google e com uma participação razoável da Yahoo.

Hoje, A Google detém 65% do mercado de buscas na internet, contra os 29,6% do Yahoo! e os 8,4% da Microsoft, segundo a comScore.

O acordo para buscas online firmado entre a Microsoft e o Yahoo! deve atrair críticas dos reguladores antitruste americanos, embora provavelmente siga adiante, a parceria diminui o número de ferramentas de buscas concorrentes para dois, dos três anteriores.

A grande preocupação são com os anunciantes e as taxas mais altas e de que haja menos inovação como resultado deste acordo, com a inclusão digital cada vez mais próxima das pessoas e com este mercado de anúncios na internet cada vez mais crescente a concorrência deveria ser também maior no setor de buscas, com melhores serviços, preços e regras claras. Imaginem somente 2 postos de gasolina, 2 supermercados, 2 padarias, 2 faculdades, 2 jornais, pensando desta meneira é um caso complicado e estamos vendo mais um monópolio e domínio das grandes do mercado.


abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

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