terça-feira, 23 de junho de 2009

Qual tipo de usuário que você é? confira aqui.

A Pesquisa estabelece dez tipos de usuários segundo sua relação com a tecnologia, foi conduzida e tabulada pelo Pew Internet & American Life Project entre 2007 e o começo deste ano, sobre tipos de usuários de tecnologia.

A entidade entrevistou mais de 3.500 pessoas nos Estados Unidos sobre seus hábitos ligados à tecnologia e classificou dez tipos diferentes, do mais antenado até o mais descolado da realidade digital. Entre as conclusões, ficou provado que a o acesso móvel à web é um ponto de inflexão na adoção de tecnologias. Mostramos aqui as características de cada tipo, confira e veja qual é o seu.

Colaboradores digitais
São aqueles usuários que mergulham fundo na tecnologia e na internet. Quase todos têm banda larga em casa, e mais de 90% têm PC, laptop e smartphone. Boa parte também possui tocadores de MP3, e quase todos não dispensam uma câmera digital. Já 70%, em média, contam com filmadoras e/ou gravadores de vídeo digitais. São usuários de internet com muita estrada - cerca de 12 anos na rede.

Conectados ambivalentes
Esses são da turma que usa bem email, celular e outras tecnologias para se comunicar, mas têm autocrítica. Quando veem televisão ou ouvem música, geralmente o fazem do laptop ou do smartphone. Entretanto, ao contrário dos colaboradores digitais, eles não gostam de misturar muito essa faceta social com trabalho e se sentem incomodados quando solicitados nessa hora, essa categoria de usuários é chamada de media movers (algo como "passadores de mídia"), mas são perfeitamente descritos aqui pelo nome do jogo infantil de passar uma informação adiante. É o que eles fazem: usam a tecnologia e a internet para buscar todo tipo de informação - notícias, produtos, dicas de saúde, assuntos de disciplinas variadas - e passam para outros internautas. Costumam ter páginas ou blogs próprios e participam de fóruns e listas de discussão, postando imagens com alguma regularidade.


Hotspots ambulantes
São chamados roving nodes na pesquisa. É aquela gente cujo celular virou quase uma parte do corpo. Eles o usam não apenas para falar, mas para ver os emails, SMS e SMS. Chegam em casa e continuam online, dando uma olhada nas notícias ou comprando coisas. São tão antenados quanto os colaboradores digitais, mas preferem o smartphone ao computador e não pensam em criar blogs pessoais ou gerenciar perfis. São mais felizes que os conectados ambivalentes, pois amam quando seu celular toca.


Novatos móveis
Os mobile newbies, como são denominados no estudo do projeto Pew, são parecidos com a categoria anterior, só que muito mais ligados no celular em si que na internet, mesmo que tenham conexão em casa. Na verdade, o celular é sua porta de entrada para a tecnologia da informação, e de cada dez com celulares, só quatro usam a internet. Trata-se de usuários mais jovens, que estão chegando agora, daí a preferência pelos indefectíveis telefones. Até este ponto, a pesquisa americana detectou que 39% dos usuários eram motivados pela mobilidade na tecnologia. Os restantes são muito mais ligados aos computadores, com veremos.

Veteranos do PC
Nada de wireless demais para essa classe. Eles gostam mesmo é do bom e velho desktop, o que não quer dizer que não estejam online. Parecidos com os media movers, são entretanto entrincheirados em seus computadores pessoais, de onde leem notícias, pesquisam blogs, aprendem coisas e navegam de montão.


Navegantes sem estresse
Originalmente denominados drifting surfers, esses usuários são veteranos da internet com geralmente mais de oito anos de experiência -, mas já aprenderam a domar os mares bravios do ciberespaço, não se deixando dominar. Embora sejam antenados e conectados, têm uma relação bem saudável com a tecnologia.


Sobrecarregados
Nestes tempos em que muito se trabalha e o tempo parece voar, é comum ouvir queixas sobre o gigantesco volume de informações que cai sobre nossas cabeças todos os dias. A categoria abarca 10% dos usuários ouvidos pelo Pew. Na maioria, são homens e já passaram dos 50 anos. Embora tenham celular e internet, apresentam dificuldade de lidar com a sobrecarga de informação e precisam de ajuda para fazer seus aparelhos funcionarem a contento.


Os indiferentes
São os usuários que não ligam para a tecnologia. Têm celular e internet, mas não os usam com frequência, nem para se informar, nem para incrementar o contato com os amigos e a família. Não acreditam que a tecnologia lhes oferece novos horizontes. Dez por cento dos adultos ouvidos também apresentaram esse perfil. Para a turma hiperconectada, pode até ser difícil acreditar que essa categoria existe, mas é preciso lembrar o tamanho da exclusão digital: apenas um quinto da população mundial está conectada à internet. Quatorze por cento dos ouvidos no estudo não têm nem internet, nem telefone celular. Alguns até já tiveram, mas desistiram de utilizá-los.


fonte: oglobo.com

abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

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