quinta-feira, 4 de junho de 2009

Descomplicando o BSC (Balanced Scoredcard)

O BSC é um Sistema de Gestão Estratégica utilizado para Esclarecer e obter consenso em relação à estratégia, comunicar a estratégia por toda a empresa, alinhar as metas departamentais e pessoais à estratégia da empresa, associar os objetivos estratégicos com metas de longo prazo e orçamentos anuais, realizar revisões estratégicas periódicas e sistemáticas, obter feedback para aprofundar o conhecimento da estratégia e aperfeiçoá-la.

Como podemos perceber a Estratégia é o ponto central do BSC integrando com as pessoas, em qualquer projeto que envolva o Balanced Scoredcard é essencial e a participação a colaboração das pessoas, nunca esqueço o meu primeiro projeto com BSC, era uma história de ninguém entender nada com nada e a principal desculpa dos colaboradores era a falta de tempo, então em uma reunião eu mencionei a contratação de pessoas somente para apurar os resultados para o BSC, foi então que os Diretores apoiaram e baixaram uma ordem que o trabalho deveria ser concluído e os resultados dependeriam de cada setor, com este envolvimento o trabalho começou a aparecer.

O Balanced Scorecard foi desenvolvido para demonstrar (e fazer entender a todos) como as organizações criam valor na Era da Informação, medindo a performance das companhias nas perspectivas dos acionistas (financeira), dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento (funcionários e infra-estrutura tecnológica).

O Balanced Scorecard é capaz de auxiliar a implantação e execução de todas as iniciativas estratégicas relevantes das organizações e integrar suas metodologias, como Six Sigma, ISO’s, CRM, ABC, EVA.

Desenvolvido pelos professores Robert S. Kaplan e David P. Norton de Harvard Business School, no começo dos anos 1990, o BSC tem sido usado por centenas de organizações dentro e fora dos Estados Unidos e tem como base as 4 perspectivas que são:

- Financeira: “Para ter sucesso financeiro, como nós devemos ser para nossos
acionistas?”
- Processos internos: “Para satisfazer nossos acionistas ou clientes, que
processos do negócio nós devemos aprimorar?”
- Aprendizado: “Para atingir nossa visão, como nós devemos aumentar nossas
habilidades para mudar e melhorar?”
- Clientes: “Para atingir nossa visão, como nós devemos ser para nossos clientes?”

O BSC é muito útil para organizar os processos e demonstrar resultados para o alcance das metas, milhares de empresa utilizam esta técnica, possuir um Sistema de BSC dentro da empresa é ter um controle e uma perspectiva de melhoria contínua dos processos e dos resultados.


abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: Vagas para Estágio em TI

Nenhum comentário:

Postar um comentário