quarta-feira, 17 de junho de 2009

Problemas com o Sinal do GPS

Sábado fui supreendido, o meu GPS não conectava no satélite de jeito nenhum, alterei inúmeras configurações, tentei conectar em todas as portas, alterei a velocidade e nada, nada mesmo.

Então comecei a falar com outras pessoas e notei que várias delas estavam com o mesmo problema de conexão, então tive que sair correndo atrás de notícias, então descobri algumas coisas que podem ajudar.

O sétimo satélite da série mais moderna do sistema GPS foi lançado a partir do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos chamado IIR-20M que inclui diversas melhorias em relações aos modelos anteriores, permitindo melhor performance nas operações e na navegação para usuários militares e civis.

Além disso, o satélite transmitirá em uma nova frequência (L5). A inclusão dessa nova frequência foi completada um mês antes do previsto. Tanta pressa deveu-se ao fato de que se houvesse um atraso, os Estados Unidos poderiam perder a licença de uso da frequência.

Ainda resta um satélite da série para ser lançado. No entanto, ainda não há previsão para a data de lançamento.

A frequência do satélite foi alterada e por isso alguns modelos de GPS não conseguem conectar no satélite e precisam sofrer uma atualização de software para captar o sinal novamente.

Para usuários com GPS da marca BAK segue o link de atualização: http://www.bakinternational.com/main.php?run=home&secao=

Para usuários com o GPS da marca Adapt Atlas segue o link de atualização: http://www.adapt-mobile.com/mobile/detail.php?p_id=258

O Processo é bastante simples, são 4 arquivos de atualização que devem ser copiados para a Raiz do SDcard e executado, depois é só apagar e re-iniciar o GPS.

Para as outras marcar sugiro entrar no site do fabricante para verificar algum tipo de atualização.



abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: Falando um pouco sobre Val IT

23 comentários:

  1. Por favor, adquirir GPS-BK-3508, chego até a tela que pede Latitude, Longitude, Altidude, UTC. Não tenho esses dados,
    não consigo colocar o equipamento para operar?? como faço???

    ResponderExcluir
  2. Não conheço este GPS, mas tente encontrar algum módulo de bsuca automática de satélites, todos possuem este recurso.

    abs

    ResponderExcluir
  3. Caro Alex,
    meu gps é da marca atlas e tenho tido esses mesmos problemas: dificuldades de estabelecer conexao e qdo conecta fica perdendo a todo instante. Fiz o download do arquivo e o salvei no sd. No entanto, qdo executo o arquivo.exe o programa nao reconhece a versao e a atualização acaba por nao se realizar. Alguem ja relatou esse caso a vc? Vc saberia me explicar como posso proceder para fazer a atualização do meu gps? Desde já agradeço sua atenção e o parabenizo pelas dicas postadas.
    Forte abraço,
    fernando teixeira/ feteixe@terra.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernando, este deve ser outro problema, talvez no próprio GPS acho que você deve veriricar melhor. As atualizações sempre devem ser feitas mas neste caso específico o GPS não conectava de jeito algum.

    abs

    ResponderExcluir
  5. CARO ALEX TENHO UM GPS APONTADOR G7 ESTOU COM O MESMO PROBLEMA DE SINAL GOSTARIA QUE VOCE ME AJUDASE COMO BAIXAR OS ARQUIVOS PARA A ATUALIZAR DESDE DE JA AGRADEÇO PELA SUA ATENÇAO E PARABENIZAR PELA SUAS DICAS,POIS DEPENDO DO GPS PARA TRABALHAR OBRIGADO.
    KLEBER31@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente não conheço este GPS, aconselho a você verificar o fabricante e buscar o site para contato.

    boa sorte e um grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Caro Alex, adquiri um GPS BAK 4307, ao apertar a tecla POWER apaeceu na tela a informação que estava entrando em estado de dormencia. Segui as instruções do manual, mas a tela continua apagada, porem o toque de tela esta ativado, já desliguei, liguei, deixei a bateria zerar e recarreguei, tirei o cartão, liguei sem cartão, e não consigo reverter, voce tem alguma sugestão que possa me ajudar.
    Obrigado
    Cândido

    ResponderExcluir
  8. Ola Candido, isso nunca aconteceu comigo e estes GPSs Bak são bons, deve ter tido algum problema de fabricação.

    ResponderExcluir
  9. Caro Alex estou para comprar um destes gps: Bak 4308 ou o Satellite a-gd43, para ser sincero achei o satellite mais barato $ e semelhante ao Bak,Pelo seu conhecimento esta marca satellite seria uma boa opção,ou sem dúvida bak é muito melhor? Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Meu primeiro GPS nem marca tinha, você deve analisar algumas situações:

    1- Este GPS tem site, já viu alguma atualização, isso é importante

    2- O GPS tem comunidade, forum algo sobre ele

    3- Verifique qual software vem instalado e qual a compatibilidade com outros softwares, eu particulamente uso e recomendo o IGO.

    abraços

    ResponderExcluir
  11. Caro alex nao consigo atualizar meu gps back de geito nenhum e esse link que voce colocou ali diz que esta quebrado falta alguma coisa!
    ja entrei no site nao achei nada voce poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  12. O Link está funcionando, você precisa verificar com a BAK,site oficial do fabrincate ou como dica procure comunidades no orkut sobre este gps.
    abs e Boa Sorte

    ResponderExcluir
  13. caro alex tenho um gps adapt atlas e não consigo estabelecer a conexão bluetooth eu habilito ele no menu mas não adianta poderia me dar uma força

    ResponderExcluir
  14. Um amigo tinha este problema e foi solucionado pelo pessoal da Atlas, entre no site oficial e tente um contato, abraços

    ResponderExcluir
  15. o meu gps é o bak 4306 travou a tela e não consigo destrvar já baxei o novo software e continua travado por favor me ajudem pois eu preciso do mesmo para trabalhar

    ResponderExcluir
  16. Olá Jose Neves, tive um GPS que ocasionou isso, re-instalei o software e funcionou, outro GPS não conseguia atualizar o software de maneira alguma sempre travava. Agora pelo que mencionou o GPS travou em motivos, tente ver com o site do fabricante, passar e-mails para tentar achar uma resolução.
    Boa Sorte

    ResponderExcluir
  17. eu queria comprar esse gps mas pra usar numa moto, isso pode funcionar? ou traz algum risco pro aparelho?

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho um gps satellite A-GD43 não consigo fazer as atualizações, será que pode me ajudar, o mesmo marca detector de radares abilitado mas não funciona será problema no sistema (igo amigo)
    se puder agradeço
    fabioccardoso@ig.com.br
    obrigado - Fabio

    ResponderExcluir
  19. Alex,boa noite!
    Preciso muito de ajuda...vou enlouquecer!Comprei um gps tomtom one 125/130 e ele nao esta encontrando o sinal do satelite,ja olhei o site do fabricante e nao estou conseguindo resolver,vc pode por favor me ajudar?

    ResponderExcluir
  20. tem algum software genefico para GPS que venha com o mapa IGO e que pegue a frequencia do sinal rapidamente e que seja fácil de instalar!!????

    se possivel teria um pass a passo?

    att
    Leandro

    ResponderExcluir
  21. BOA TARDE ALEX
    FIQUEI UM TEMPO SEM USAR MEU GPS 4307 E AGORA ELE NÃO CONSEGUE ACHAR O SINAL. LI SEU COMENTÁRIO ACIMA MAS NÃO CONSEGUI. VOCÊ TEM ALGUMA OUTRA SAÍDA???
    ATT,
    DIEGO

    ResponderExcluir
  22. ola amigo, adquiri um som automotico com gps, é o gtx 1800 gps (gtsound) e o que esta acontecendo é que meu gps ta perdendo o sinal do satelite, mas os satelites aparecem e com laranja, não se conectando com o gps, o que devo fazer, isso é nomal, me ajude, ggrato,

    alexandre
    videoonline@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Alex. bom dia. Comprei um GPS BAK 4308 e o manual tem de tudo menos sobre navegação. Dá pra acreditar? Pois é. Não consigo traçar rotas etc.etc. Minha mulher mexeu tanto que agora na tela de navegação aparece uma janela com a mensagem ESTABELECER CAMINHO... só que não sai disso. Meio que travou. Posso clicar de qualquer jeito que não sai disso. Só sai quando desligo o aparelho. O que posso ou devo fazer?
    Obgdo. Carlos Coelho

    ResponderExcluir