quarta-feira, 14 de abril de 2010

ITIL para Todos, ainda mais na versão 3

“Melhores práticas em serviços de TI” não é mais assunto exclusivo para gerentes. Entenda o que é e para que serve a ITIL e como isso pode ajudar na sua carreira.

A sigla ITIL (Information Technology Infrastructure Library, ou Biblioteca de Infra-Estrutura de TI) já é bastante conhecida hoje. Entretanto, muita gente ainda não sabe o verdadeiro significado dela. O erro mais comum é chamar ITIL de metodologia. “ITIL não é receita de bolo, cada empresa pode adaptar o uso das práticas ao seu contexto e momento, implementando as boas práticas de acordo com cada necessidade."

A ITIL é um conjunto de melhores práticas para a gestão de serviços em TI e para o alinhamento desta área com os negócios da empresa. Estas práticas estão especificadas em livros (daí o termo “biblioteca”)

A idéia nasceu na Inglaterra, na década de 80, quando a Tecnologia da Informação ainda estava bastante afastada da área de negócios. Hoje o modelo é regulado pelo ITSMF (IT Service Management Forum), uma organização internacional dedicada a disseminar as melhores práticas em gerenciamento de serviços de TI.

A ITIL já é realidade tanto que formalizou a aceitação da ITIL como melhor prática mundial: a publicação, no fim de 2005, a norma ISO/IEC 20.000, que trata especificamente do Gerenciamento de Serviços de TI. Esta certificação praticamente adota como base os processos e práticas previstos na ITIL, e posso falar com propriedade porque participei da revisão e tradução desta norma em 2008 aqui no Brasil através da ABNT.

A adoção das práticas do ITIL pode trazer vários benefícios ao funcionamento da área de TI e à sua relação com a empresa. Alguns deles são: redução no tempo de execução dos serviços e de solução de problemas, aumento dos níveis de satisfação dos usuários e clientes, redução de custos operacionais e melhor controle, definição de estrategias e desenhos do serviço e gestão do setor através de um ciclo de vida de serviços bem definido.

As empresas de grande porte já estão maduras e investindo nesta adoção as boas práticas de mercado, mas as de médio e pequeno porte ainda não chegaram nesse estágio e se destacam aquelas que começam a enxergar a ITIL com um benefício em seu negócio.


Faça um Curso EAD de ITIL V3 - Preparatório Exame Oficial e fique a frente do mercado, como dica segue o LINK: www.issoe.com.br


abraços

Alex Villaverde
ITIL V2/V3, MOF, COBIT, ISO 20000 Certified
Membro ITSMF, ISACA e ABNT
www.alexvillaverde.blogspot.com

8 comentários:

  1. Caro Alex, parabens pelo blog.
    Poderia me tirar a duvida sobre o ITIL para mero admirador da informatica?! Se o curso ITIL v3 poderia ser aprendido por pessoas como pouco conhecimento em informatica?
    Desde ja agradeço.

    Guilherme Brito
    guilhermebms@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Pode ser aprendido, para ser sincero pode ser um ótimo começo pois o curso aborda todos os princípios de um ciclo de vida de serviços com muitos exemplos e casos reais do dia a dia. Inclusive o último módulo é mostrado um sistema real de service desk.

    ResponderExcluir
  3. Caro Alex, obrigado pela atenção.
    Fiz a incrição no curso de ITIL V3, recebi o e-mail com conteudo "Super Promo ITIL" e gostaria de saber como proceder para participar.
    Mais uma vez, grato pela atenção.

    Guilherme Brito
    guilhermebms@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Guilherme entre em contato com o suporte da ISSO Ë Tecnologia, esta promoção além do curso de ITIL V3 habilita a inscrição em um outro curso totalmente sem custo, segue contatos:
    e-mail: contato@issoe.com.br
    skype: issoe.com.br
    Telefone: 11 6738-1313
    Além de atendimento on-line no site.

    abs

    ResponderExcluir
  5. Li um excelente livro (na verdade um TCC da Unicamp) sobre ferramentas de mercado para o ITIL. Muito bom.

    http://www.clubedeautores.com.br/book/16713--Implementando_ITIL

    ResponderExcluir
  6. Valeu pela dica, fiz o curso e passei, excelente material. recomendado !!! Fabiano.

    ResponderExcluir
  7. Legal este feedback, o curso da ISSO É, www.issoe.com.br já ajudou milhares de alunos. Continue acessando o blog
    abs

    ResponderExcluir