sexta-feira, 9 de abril de 2010

Porque usar a UML?

A UML pode ser encarada como uma linguagem que pode ser usada com qualquer processo de desenvolvimento. A UML nos diz o que é possível fazer sem dizer como e em que ordem – esta tarefa fica a cargo do processo. A UML, na sua versão 1.1, foi padronizada pelo OMG (Object Management Group) e já sofreu algumas atualizações (mais documentais do que estruturais), estando atualmente na sua versão 2.

Uma das grandes vantagens da UML é o fato dela ser totalmente extensível e adaptável. Você não adapta sua modelagem à UML. Você seleciona os elementos da UML que melhor expressarão sua modelagem. E se para isto for necessário estender os modelos da UML, você o faz sem perder compreensão. Qualquer um que leia seu modelo, entenderá que foi feita uma extensão. Além disso, acabam-se as fronteiras entre as fases de análise e projeto. Um mesmo diagrama é utilizado em todas as fases, mudando-se, apenas, sua visão.

O mapeamento direto dos modelos para as linguagens de programação orientadas a objeto e vice-versa também é um dos grandes ganhos da UML. Esses são alguns dos inúmeros benefícios que a UML nos fornece, sem que percamos a liberdade de criar.

A padrinição é outro fator importante e forte, porque organização quando vamos desenvolver um software é o minímo necessário para o projeto sair de acordo.

A orientação a objetos e a UML não podem mais ser enxergadas como modismo (até porque nunca foram). É hora de repensarmos nossos conceitos e, enfim, estarmos um passo à frente do desenvolvimento e ditando o ritmo como tudo deve acontecer.


Procurando um Curso de UML, clique aqui. www.issoe.com.br



abraços

Alex Villaverde
ITIL V2/V3, MOF, COBIT, ISO 20000 Certified
Membro ITSMF, ISACA e ABNT
www.alexvillaverde.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário