quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Curso de ITIL V2 ou ITIL V3?

Estou recebendo muitos e-mails sobre uma dúvida do pessoal de TI, fazer a ITIL V2 ou V3?

Eu vou enfatizar, sem dúvida alguma a ITIL V3. A ITIL V2 continua sendo válida e a EXIN não tem data para descontinuar a versão mas deve ser questão de tempo, como há uma demanda pela certificação a EXIN resolveu ainda não descontinuar.

Mas levando em consideração outros pontos importante para você decidir qual versão fazer:

1- A ITIL V3 é muito mais abrangente que a ITIL V2 e em termos de Gerenciamento de Serviços é muito mais completa pois começa na Estratégia, passando pelo Desenho do Serviço até chegar a operaçao, a V2 a preocupação é colocar o serviço para funcionar, controlar e suportar o serviço.

2- A ITIL V3 nasceu porque a ITIL V2 não reflete mais a realidade das empresas e isto é verdade, quem estuda a ITIL V2 percebe uma série de lacunas que foram resolvidas na V3.

3- A ITIL V3 é a última versão e a médio longo prazo vai ser a certificação pedida pelo mercado e não a V2, já vi muitos empregos onde o pessoal pede V3, justamente por ser diferente, e se formos pensar em questão de mercado, porque você vai fazer uma certificação antiga se tem a certificação nova, ou seja estudar a V2 agora provavelmente você terá que atualizar para a versão 3 e posso garantir a prova do Bridge é mais complicada do que a V3 Foundation justamente por conter menos questões e as probabilidades acabam diminuindo.

4- Quem conhece as práticas da V3 conhece as práticas da V2, já não podemos dizer ao contrário, a ITIL V3 mudou a forma de pensar, os processos e as atividades seguem um fluxo lógico através do Ciclo de Vida do Serviço.


Espero ter ajudado, comentem...


VEJA MAIS: Empresas Verdes ou Melhor TI Verde


abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário