terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Governança de TI

O termo "Governança de TI" significa controlar, otimizar, mensurar e entregar resultados em um ambiente técnológico para o cliente, esta é uma definição prática deste termo tão falado hoje em dia.

Outra definição encontrada em livros e artigos é que a Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e conseqüentemente alinhar TI aos negócios.

Podemos utilizar alguns frameworks para ajudar em uma Governança de TI Corporativa como ITIL, MOF a norma ISO 20.000 e ISO 38500 e os controles do Cobit, isto ajuda na organização, controle e identificação de melhoria dos serviços garantindo um provedor de serviços mais eficiente, eficaz e que gere resultados para o negócio.

A chave da governança de TI é: integrar ao negócio, avaliar riscos e entregar valor ao cliente de forma transparente.


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abraços



Alex Villaverde
ITIL V2/V3, MOF, COBIT, ISO 20000 Certified
Membro ITSMF, ISACA e ABNT
www.alexvillaverde.blogspot.com

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