sábado, 28 de novembro de 2009

Utilização de Software Livre

Software livre é um conceito de extrema importância no mundo da computação. De forma básica, quando um software é livre, significa que seu código-fonte está disponível para qualquer um e você pode alterá-lo para adequá-lo às suas necessidades, sem ter de pagar licenças. Portanto, software livre é de fato gratuito, mas usar este termo somente para designar softwares sem custo é um erro, porque o profissional que desenvolve ou implementa não pode ser gratuito e nesse caminho as consultorias que utilizam software livre vem crescendo e obtendo ótimos resultados.

As grandes vantagens de utilizar software livre são

· Liberdade para executar um programa para qualquer finalidade;
· Liberdade para estudar um programa, e adaptá-lo às suas necessidades;
· Liberdade de distribuir cópias e assim ajudar um colega, uma instituição qualquer;
· Liberdade de melhorar o programa e entregá-los à comunidade.


O software livre, sem dúvida, é essencial não só para a concepção e uso de programas, mas também por ser de grande importância em pesquisas e avanços tecnológicos, principalmente em países com problemas sociais ou empresas de menor porte que não tem condição de gastar com licenças mas precisam ter acesso a tecnologias.

Imagine as vantagens que países com problemas financeiros podem ter com a adoção de softwares livres. As vantagens do software livre são inúmeras. Além dos exemplos já citados aqui, há muitos outros. O futuro do software livre tende a ser cada vez mais promissor. Um número cada vez maior de pessoas e empresas estão conhecendo os seus benefícios e suas vantagens. O software livre, conseqüentemente, só tende a crescer e se tornará tão presente em nossas vidas a ponto de virar uma evolução da computação propriamente dita, mas lembre-se para isso é preciso de ajuda de profissionais e de especialização.

Buscando Desenvolvimento de Sites, Sistemas personalizados, Lojas virtuais e serviços web, clique aqui



abraços

Alex Villaverde
ITIL V2/V3, MOF, COBIT, ISO 20000 Certified
Membro ITSMF, ISACA e ABNT
www.alexvillaverde.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário