quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Bing mostra crescimento e faz planos para alcançar o Google

O buscador Bing, da Microsoft, continua a ganhar terreno dos rivais e atingiu participação de 9,3% em agosto após crescer 4,5 pontos percentuais em dois meses, segundo dados da consultoria comScore.

Lógico que para a Google não é uma boa notícia mas para os usuários é uma ótima notícia, porque a concorrência sadia favorece tanto para o bolso daqueles que anunciam como a qualidade para aqueles que utilizam o serviço.

Líder absoluto, o Google perdeu participação de 0,1% no mesmo período e agora corresponde a 64,6% do setor. O Yahoo aparece na segunda posição com 19,3%. A participação da AOL caiu uma quantia não determinada, com o portal representando 3% do setor.

Os dados da comScore aparecem uma semana depois da consultoria Nielsen afirmar que o Bing, três meses após ser lançado, já correspondia a 10,7% do mercado de buscas em agosto.

Com isto, o Bing se posicionou como o buscador com crescimento mais rápido na lista da Nielsen, que também tem o Google na primeira posição, com 64,6%.

A participação do Bing corrobora o investimento que a Microsoft vem fazendo em seu buscador para que ele se posicione como concorrente real para o Google.

Além de novas ferramentas, como a Visual Search, em que os resultados congregam imagens em vez de links, a Microsoft fechou acordo para que o Yahoo use o Bing como seu motor de busca primário.

A aliança proposta - que ainda deve ser analisada e comprovada por órgãos antitruste - pode significar vantagens competitivas às duas empresas contra a dominação do Google.

Lógico que para o Bing chegar a incomodar realmente a Google vai demorar, mas sinais como estes são extremamente positivos, com mais opçÕes, geração de emprego, mídia e principalmente uma preocupação a mais com a qualidade e com a inovação dos serviços.


VEJA MAIS: Cuidado com o golpe do Notebook Falso


abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

4 comentários:

  1. A Microsoft pode fazer o plano que quiser. Mas dificilmente chegará aos pés do Google. Lá estão os melhores experts em algoritmos de motores de buscas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Realmente João, a Microsoft vai tentar de todas as formas, mas também acho uma missão bem árdua.

    O que temos que fazer é esperar e com certeza nós usuários vamos ganhar muito com a concorrência.

    ResponderExcluir
  3. Discordo especificamente que neste caso o crescimento do Bing frente ao Google seja algo positivo para o consumidor. O motivo é muito simples, o crescimento do Bing contraditoriamente pode não significar a longo prazo mais opções para o consumidor e geração de empregos como foi colocado, muito pelo contrario, caso a Microsoft venha a dominar esse mercado significaria o estabelecimento de dois monopolios nas mãos de uma única empresa. Se hoje a Microsoft com o domínio que tem sobre os sistemas operacionais para desktops já impõem padrões e "necessidades" ao mercado e consequentemente aos consumidores, imaginem em um cenário onde a mesma momopolise os S.O e os buscadores. Simplesmente é muito poder nas mãos de uma única empresa e, dado ao histórico da MIcrosoft, não precisa ser um gênio para perceber que o grande beneficiado neste senário seria a própria Microsoft e não os consumidores.Que venham outros buscadores para competir com o google,será algo muito salutar para o mercado e para nós consumidores, mas no caso do Bing, tenho as minhas reservas.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente Flavio, mas acho um grande passo ter um outro buscador que seja diferente do Google, mas toda concorrencia sadia é bem vinda e espero que outros possam entrar no mercado para competir. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir