sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ITIL no Mercado de Trabalho

ITIL® é um acrônimo de Information Technology Infrastructure Library . Foi criada em 1989 pelo CCTA, hoje incorporado pelo Office of Government Commerce), um órgão independente do governo britânico. A versão atual, a ITIL® V3, foi lançada em junho de 2007.

Podemos apontar que de cada 10 empresas 4 estão utilizando as boas práticas da ITIL de alguma forma. A adoção da ITIL® não é apenas um modismo de TI, mas sim uma estratégia para reduzir custos, aproveitar melhor os recursos disponíveis e aumentar a satisfação dos clientes.

Muitas empresas já estão colocando a certificação ITIL® como pré-requisito na contratação tanto de profissionais como de fornecedores. Profissionais com a certificação terão capacidade de atuar em projetos de implementação de Gestão de Serviço.

Profissionais com conhecimento nos processos da ITIL® são elementos-chave para sua implementação. Portanto, esta certificação dará para você a qualificação básica para participar de um projeto de implementação da ITIL®. Nem sempre uma certificação resultará em aumento de salário, mas poderá ser um diferencial no seu currículo.

Hoje a ITIL® busca a consolidação dos processos de Serviços de TI através de um ciclo de vida e a adoção de todas as partes ajuda no processo e na realização de benefícios.

A certificações ITIL® são recomendadas para qualquer profissional que atue na indústria de TI. Gerenciamento de serviços de TI é um tema muito amplo e qualquer pessoa que atua em TI poderá beneficiar-se destas práticas.


Recomendo um curso on-line com um preço bastante acessível preparatório para a ceritificação oficial, veja mais aqui.


abraços

Alex Villaverde
ITIL V2/V3, MOF, COBIT, ISO 20000 Certified
Membro ITSMF, ISACA e ABNT
www.alexvillaverde.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário