quinta-feira, 14 de maio de 2009

O que é verdade na TV Digital

A TV Digital começou a ser noticiada em 2007 com discussões e dúvidas do público, a TV Digital utiliza um modo de modulação e compressão digital para enviar vídeo, áudio e sinais de dados aos aparelhos compatíveis com a tecnologia, proporcionando assim transmissão e recepção de maior quantidade de conteúdo por uma mesma freqüência (canal) podendo atingir o alvo de muito alta qualidade na imagem (alta definição).

Em 2009 era para ser a maior revolução, mas a grande verdade é que o sistema de TV digital no Brasil está bem ruim.

Não tem nada de Interatividade ainda, tem um projeto da Rede Globo de disponibilizar por exemplo os votos via TV do BBB ou interação com os programas da grade de programação, mas aí está o problema para ter acesso aos novos recursos o consumidor terá que comprar um novo conversor que só tem no exterior, ou seja, todo esse marketing de TV digital e as atuais TV's com o "atual conversor"não irá servir para nada, se quisermos utiliza teremos que comprar outro conversor ou esperar o lançamento de um novo aparelho de televisão.

Outro ponto que não contribui em nada é a tal da alta definição, por exemplo o Jornal Nacional ainda é exibido no formato antigo, já a novela em formato novo, mas ver novela em alta definição não sei o que ajuda muito, acho que só atrapalha os atores por tanta maquiagem que tem que usar.

Outro ponto horrível é a transmissão do futebol da Globo, o jogo é feito em alta definição, mas os replay's... adivinhem, voltam para o formato antigo.

Ou seja o sistema digital no Brasil anda torto, lógico que foi um grande passo e isso é inquestionável, mas acho que a informação para o consumidor tem que ser clara e objetiva.

Muitos poucos sabem deste absurdo de um novo conversor para estes novos recursos, justamente porque foi anunciado as coisas mela metade e esta "nova" tecnologia de interatividade irá obrigar os consumidores a comprarem um novo conversor ou um novo aparelho de televisão, se quiserem desfrutar da famosa interatividade que é a essência da TV Digital e não apenas a qualidade de imagem e som.

De olho neles e vamos ver aonde isso vai parar...




abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: Diferenças entre as versões da ITIL V2 e V3

Nenhum comentário:

Postar um comentário