quarta-feira, 19 de junho de 2013

Guia completo para a Certificação ITIL no nível Foundation

Tudo o que você precisa saber para certificar-se em ITIL com a maior rapidez

 Certificação Itil foundation Se você está buscando os melhores caminhos para se certificar, chegou a sua hora, leia atentamente o caminho mais rápido para você conseguir passar na ITIL

O que é ITIL A sigla ITIL significa Information Technology Infrastructure Library, ou, traduzido para o português: Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, A ITIL define boas práticas para o Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação. Foi criada pelo governo do Reino Unido a partir da década de 80 e acumula desde então boas práticas para a tecnologia da informação como um todo: como criar a estratégia, planejar, desenvolver novos serviços, oferecer suporte e melhorá-los continuamente.

A ITIL pode ser utilizada por qualquer empresa, de qualquer tamanho. A biblioteca consta com 05 principais livros que estão na versão 3 e foram atualizados em 2011. Portanto, denominamos que a versão atual é a TIL V3 2011, ou simplesmente ITIL 2011.

Esquema de certificações ITIL Existem 04 níveis de certificações na ITIL. Estes níveis e requisitos de cada um são administrados pela APM Group. Organizações tem direito de distribuir estas certificações, pois são conveniadas ao APM Group.

 ** Os níveis de certificação
** ITIL Foundation (Nível Fundamentos) Esta é uma prova que certifica o profissional para conhecimentos básico dos conceitos de Gestão de Serviços de TI segundo a biblioteca da ITIL. A prova é teórica e contém questões com múltipla escolha. Para ser aprovado, o candidato deve acertar 65% das 40 questões, ou seja: 26 questões. O candidato tem o prazo de uma hora para fazer a prova, hoje é possível fazer a prova oficial em casa. Não há pré requisitos para candidatar-se a este nível de certificação e hoje é indispensável em uma entrevista de emprego.

ITIL Intermediate (nível intermediário) Este é um conjunto de 10 certificações de nível intermediário, para profissionais que desejam progredir em sua carreira dentro das práticas de gestão de serviços de TI. Veja a lista destas certificações a seguir: OSA = Operational Support & Analysis PPO = Planning, Protection & Optimization RCV = Release, Control & Validation SOA = Service Offerings & Agreements SS = Service Strategy SD = Service Design ST = Service Transition SO = Service Operation CSI = Continual Service Improvement Managing Across the Lifecycle Certificate Provas Intermediárias do esquema de Certificações da ITIL: As provas Intermediárias focam em conteúdos específicos da biblioteca da ITIL. As questões são baseadas em estudos de caso.

 ITIL Expert (nível Expert) O profissional torna-se um ITIL Expert ao acumular 21 créditos nas certificações intermediárias. Existem certificações que fornecem ao aprovado 3 céditos, 4 créditos ou 5 créditos (que é o caso somente da prova Managing Across the Lifecycle Certificate).

 ITIL Master Este nível de certificação foi lançado desde 2007, mas só foi liberado, para um teste piloto em 2012, Para obter aprovação - neste que é o maior nível das certificações da ITIL, o candidato deve realizar apresentação de casos reais para uma banca que avaliará o seu conhecimento prático aprovando ou não o candidato ao nível ITIL Master.

 Anotem 3 Passos e meio para você se sair bem no exame e aprender ITIL

1)   Faça um download dos requisitos da prova: Syllabus certificação ITIL Foundation em Português
2)   Faça o Curso Online na ISSO É Treinamento (www.issoe.com.br)
3)   Realize os simulados e treine bastante, no curso vem um sistema com mais de 600 questões atualizadas. 3.5) Marque a sua prova e faça tranquilamente com todo suporte da ISSO É Treinamento, você pode fazer o curso e a prova em casa.

 Não perca a oportunidade e seja um profissional certificado ITIL, compartilhe a informação e ajude quem está buscando suporte para passar no exame

 abraços

 Alex Villaverde
 ITIL V2/V3, MOF, COBIT, ISO 20000 Certified
 Membro ITSMF, ISACA e ABNT
www.alexvillaverde.blogspot.com