terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Quais as Mudanças ITIL V3 de 2007 para 2011

Segue um pequeno resumo das atualizações da versão 2007 para a versão 2011, ressaltando que ainda continua sendo ITIL V3


Estratégia de Serviço ITIL
Os conceitos dentro da publicação foram esclarecidos, sem alterar a mensagem global. A publicação atualizada inclui uma orientação mais prática e mais exemplos onde relevante. O processo recém-definido processo de gerenciamento da estratégia de serviços de TI é responsável pelo desenvolvimento e manutenção de negócios e estratégias de TI, e agora há descrições separadas de estratégia de negócios e estratégia de TI. Gerenciamento financeiro foi ampliado e gerenciamento de relacionamento com o negócio e gerenciamento da demanda, são agora contemplados como processos.

Desenho de Serviço ITIL
De toda a atualização da publicação de Desenho de Serviço ITIL, houve foco particular em alinhamento com Estratégia de Serviço ITIL. Uma série de conceitos e princípios foram esclarecidos, mais significativamente o fluxo e gerenciamentoo das atividades durante toda a fase de desenho de serviço, com a adição do processo de "coordenação de desenho”. Outros esclarecimentos significativos incluem os cinco aspectos do desenho de serviços, o desenho do portfólio de serviços e a terminologia relacionada com vista para o catálogo de serviços.

Transição de Serviço ITIL
A estrutura, conteúdo e relações do sistema de gerenciamento da configuração (SGC) e sistema de gerenciamento de conhecimento de serviços (SGCS) foram esclarecidos para auxiliar o leitor a entender esses conceitos-chave. Há novos conteúdos explicando como uma proposta de mudança deve ser utilizada. O processo de avaliação foi rebatizado como “ avaliação da mudança” e o objetivo e o escopo foram modificados para ajudar a esclarecer quando e como este processo deve ser usado. O processo de gerenciamento da configuração e ativo serviço tem um conteúdo adicional relativo ao gerenciamento de ativos, e há melhorias no fluxo e integração de vários processos, incluindo gerenciamento de mudanças, gerenciamento de liberação e implantação e avaliação da mudança.


Se deseja fazer o curso e certificar-se em ITIL acesse esta página: http://www.issoe.com.br/issoe/index.php/curso-itil-v3.html



abraços


Alex Villaverde
ITIL V2/V3, MOF, COBIT, ISO 20000 Certified
Membro ITSMF, ISACA e ABNT
www.alexvillaverde.blogspot.com

Certificação ITIL V3 2011 - Mudanças

A ITIL V3 está sofrendo uma mudança em sua biblioteca, a versão continua a mesma V3, mas a biblioteca de 2007 passa a ser agora de 2011. Entenda:

Os princípios da ITIL v3 permanecem os mesmo na orientação principal da ITIL 2011. Os conteúdos e conceitos principais da ITIL permanecem consistentes e não estão sujeitos a mudanças. A edição ITIL 2011 reorganizou parte do conteúdo, que em alguns casos moveu-se entre capítulos ou para diferentes seções de processos. Isto ocorreu para trazer uma consistência mais sólida do fluxo de conteúdo entre cada um dos cinco guias principais.

A publicação Estratégia de Serviço (ES) foi modificada para apresentar seus conceitos de maneira mais acessível a uma audiência mais ampla. Esta publicação foi a que passou por maior modificação quando comparada as outras quatro publicações. Os conceitos são basicamente os mesmos, mas encontram-se agora suplementados com mais exemplos e foram reorganizados a certo nível. As mudanças sendo feitas na publicação ES – com o conteúdo programático anterior organizado em conceitos, princípios e processos – permitiu que esta publicação fosse estruturada conforme os outros quatro conteúdos programáticos do ciclo de vida.

Exames em Inglês:

A transição dos exames para os níveis Fundamentos e intermediários foi finalizado. Os exames com base na versão 2007 já não estão disponíveis desde 1 de Fevereiro de 2012 nem mesmo para candidatos reprovados. Todos os exames já estão baseados no novo syllabus versão 2011, inclusive na Prometric e VUE. Atenção na Versão Inglês.


Exames em Português (e outros idiomas)

Para os demais idiomas, as versões 2007 e 2011 para Fundamentos e Intermediários vão existir paralelamente por um período de 6 meses. Isso irá facilitar a transição para o novo conteúdo e também para os candidatos reprovados. Não haverá tempo extra para candidatos reprovados após esta data.

O MALC terá uma data limite diferenciada, uma vez que a atualização será somente em Inglês neste momento. As traduções serão planejadas quando a versão em Inglês para MALC for considerada estável. A data final da transição será em 20/08/2012.

Se está interessado em Certificar-se na ITIL V3 acesse a página deste curso: http://www.issoe.com.br/issoe/index.php/curso-itil-v3.html













abraços


Alex Villaverde ITIL V2/V3, MOF, COBIT, ISO 20000 Certified
Membro ITSMF, ISACA e ABNT
www.alexvillaverde.blogspot.com