sábado, 28 de novembro de 2009

Empresa Estatal de Internet Banda Larga

O presidente Lula quer uma de banda larga, cuja criação está sendo estudada no governo, também chegue ao cliente final, oferecendo no varejo conexão à internet em alta velocidade. Segundo assessores do presidente, Lula acha que o governo tem de estar preparado para prover o serviço àqueles sem dinheiro.

O plano inicial era a adoção de uma empresa mista (também conhecido como modelo híbrido), no qual a estatal somente atua no atacado, fazendo a transmissão de dados. O atendimento ao cliente final ficaria com o setor privado, seja pelas gigantes de comunicações ou por pequenos provedores.

Sinceramente, eu acho uma boa - o monopópilo é tão grande que não temos para onde correr, no minímo deveria ter em todos os lugares do Brasil no minímo 3 lugares para fornecer Internet, mas hoje a realidade é bem diferente.

Lula pediu novos estudos para a criação de uma estatal mais poderosa, que poderá vir a competir com as empresas privadas em todos os segmentos.

Pode até ser uma manifestação para pressionar as empresas a aderirem de maneira mais efetiva ao projeto de massificação da banda larga a oferecer preços e condições mais justas.



abraços

Alex Villaverde
ITIL V2/V3, MOF, COBIT, ISO 20000 Certified
Membro ITSMF, ISACA e ABNT
www.alexvillaverde.blogspot.com

Redes Sociais disponíveis no Office 2010

As redes sociais tem seu papel hoje na sociedade e vem conquistando cada vez mais simpatizantes com o seu uso, principalmente o pessoal mais velho que são mais resistentes a mudanças e tendencias.

Já está disponível na rede a versão de testes do pacote de programas Office 2010. Entre as novidades estão um Outlook aberto às redes sociais e um Word em que documentos podem ser feitos de maneira colaborativa.

"O Outlook vai ter funções que integram redes sociais, já que elas poderão criar conectores para o programa", informou Eduardo Campos, gerente de produtividade e colaboração da Microsoft Brasil. "O LinkedIn [site de relacionamentos para contatos profissionais] já tem seu conector."

É um avanço a Microsoft enxergando outros mundos e se abrindo para o mercado e o mais importante auxiliando seus usuários e clientes, isso comprova a eficácia e a imprtância das redes sociais hoje em dia

Campos explicou ainda que a possibilidade de coautoria em documentos do Word estará disponível para a versão para empresas do Office, e deve se estender para o Excel, o PowerPoint e o OneNote.


Mais informações podem ser encontradas em www.microsoft.com/brasil/office2010.




abraços

Alex Villaverde
ITIL V2/V3, MOF, COBIT, ISO 20000 Certified
Membro ITSMF, ISACA e ABNT
www.alexvillaverde.blogspot.com

Utilização de Software Livre

Software livre é um conceito de extrema importância no mundo da computação. De forma básica, quando um software é livre, significa que seu código-fonte está disponível para qualquer um e você pode alterá-lo para adequá-lo às suas necessidades, sem ter de pagar licenças. Portanto, software livre é de fato gratuito, mas usar este termo somente para designar softwares sem custo é um erro, porque o profissional que desenvolve ou implementa não pode ser gratuito e nesse caminho as consultorias que utilizam software livre vem crescendo e obtendo ótimos resultados.

As grandes vantagens de utilizar software livre são

· Liberdade para executar um programa para qualquer finalidade;
· Liberdade para estudar um programa, e adaptá-lo às suas necessidades;
· Liberdade de distribuir cópias e assim ajudar um colega, uma instituição qualquer;
· Liberdade de melhorar o programa e entregá-los à comunidade.


O software livre, sem dúvida, é essencial não só para a concepção e uso de programas, mas também por ser de grande importância em pesquisas e avanços tecnológicos, principalmente em países com problemas sociais ou empresas de menor porte que não tem condição de gastar com licenças mas precisam ter acesso a tecnologias.

Imagine as vantagens que países com problemas financeiros podem ter com a adoção de softwares livres. As vantagens do software livre são inúmeras. Além dos exemplos já citados aqui, há muitos outros. O futuro do software livre tende a ser cada vez mais promissor. Um número cada vez maior de pessoas e empresas estão conhecendo os seus benefícios e suas vantagens. O software livre, conseqüentemente, só tende a crescer e se tornará tão presente em nossas vidas a ponto de virar uma evolução da computação propriamente dita, mas lembre-se para isso é preciso de ajuda de profissionais e de especialização.

Buscando Desenvolvimento de Sites, Sistemas personalizados, Lojas virtuais e serviços web, clique aqui



abraços

Alex Villaverde
ITIL V2/V3, MOF, COBIT, ISO 20000 Certified
Membro ITSMF, ISACA e ABNT
www.alexvillaverde.blogspot.com

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ITIL no Mercado de Trabalho

ITIL® é um acrônimo de Information Technology Infrastructure Library . Foi criada em 1989 pelo CCTA, hoje incorporado pelo Office of Government Commerce), um órgão independente do governo britânico. A versão atual, a ITIL® V3, foi lançada em junho de 2007.

Podemos apontar que de cada 10 empresas 4 estão utilizando as boas práticas da ITIL de alguma forma. A adoção da ITIL® não é apenas um modismo de TI, mas sim uma estratégia para reduzir custos, aproveitar melhor os recursos disponíveis e aumentar a satisfação dos clientes.

Muitas empresas já estão colocando a certificação ITIL® como pré-requisito na contratação tanto de profissionais como de fornecedores. Profissionais com a certificação terão capacidade de atuar em projetos de implementação de Gestão de Serviço.

Profissionais com conhecimento nos processos da ITIL® são elementos-chave para sua implementação. Portanto, esta certificação dará para você a qualificação básica para participar de um projeto de implementação da ITIL®. Nem sempre uma certificação resultará em aumento de salário, mas poderá ser um diferencial no seu currículo.

Hoje a ITIL® busca a consolidação dos processos de Serviços de TI através de um ciclo de vida e a adoção de todas as partes ajuda no processo e na realização de benefícios.

A certificações ITIL® são recomendadas para qualquer profissional que atue na indústria de TI. Gerenciamento de serviços de TI é um tema muito amplo e qualquer pessoa que atua em TI poderá beneficiar-se destas práticas.


Recomendo um curso on-line com um preço bastante acessível preparatório para a ceritificação oficial, veja mais aqui.


abraços

Alex Villaverde
ITIL V2/V3, MOF, COBIT, ISO 20000 Certified
Membro ITSMF, ISACA e ABNT
www.alexvillaverde.blogspot.com

As certificações de TI mais desejadas do Mundo

Confira abaixo as certificações mais desejadas do mundo, segundo a About.com
Tech Careers.


1. PMI Project Management Professional (PMP)
2. PMI Certified Associate in Project Management (CAPM)
3. ITIL - Foundations
4. Certified Information Systems Security Professional (CISSP)
5. Cisco CCIE Routing and Switching
6. Cisco CCVP - Certified Voice Professional
7. ITIL - ITIL Master
8. MCSD - Microsoft Certified Solution Developer
9. Cisco CCNP - Cisco Certified Network Professional
10. Red Hat Certified Engineer
11. MCITP - Microsoft Certified IT Professional (Enterpeise)
12. Cisco CCSP - Cisco Certified Security Professional
13. MCAD - Microsoft Certified Applications Developer
14. MCITP - Microsoft Certified IT Professional (Database)
15. MCDBA - Microsoft Certified Database Administrator



abraços

Alex Villaverde
ITIL V2/V3, MOF, COBIT, ISO 20000 Certified
Membro ITSMF, ISACA e ABNT
www.alexvillaverde.blogspot.com

Office 2010

A Microsoft jogou na rede a versão beta da nova versão do Office, o Office 2010.

O Office 2010 está cheio de novidades: o PowerPoint, por exemplo, ganhou um novo recurso, chamado de "transmissão ao vivo". Com ele, o usuário pode transmitir e enviar uma apresentação pra outros computadores conectados na internet. Interessante o recurso principalmente para aqueles que trabalham com vendas em São Paulo, o trânsito não ajuda muito.


Por enquanto, a versão só está disponível pra alguns usuários da rede Live, mas logo deve ser liberada. o Intuito da Microsoft é fazer vários testes para tentar minimizar os bugs iniciais, apesar desta versão ter sido bem testada, é bom ter um pouquinho de segurança antes da estréia oficial, e falando em lancámento, o lançamento do Office 2010 está previsto para o primeiro semestre de 2010


abraços

Alex Villaverde
ITIL V2/V3, MOF, COBIT, ISO 20000 Certified
Membro ITSMF, ISACA e ABNT
www.alexvillaverde.blogspot.com

Telefônica vai mudar de nome

A Telefônica anunciou nesta semana que vai mudar de nome. Isso mesmo! A partir do ano que vem, a operadora vai passar a se chamar “Movistar”.

A mudança inicialmente só vai acontecer na Europa por enquanto. No Brasil, a troca de nome vai acontecer a partir de 2011.

Até lá, é provável que até o serviço de banda larga da Telefônica também mude o nome de Speedy pra “Movistar”.


Será que a qualidade também vai mudar, mas para melhor???



abraços

Alex Villaverde
ITIL V2/V3, MOF, COBIT, ISO 20000 Certified
Membro ITSMF, ISACA e ABNT
www.alexvillaverde.blogspot.com

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Vote na Web

Prestando um serviço aos internautas, você sabia que você pode dar a sua opinião sobre as decisões do Congresso Nacional, pela internet?

Isso mesmo! No site “Vote na Web” você pode ver todos os projetos de lei propostos por Deputados e Senadores brasileiros, e ainda votar se você é contra ou a favor. Ao lado de cada proposta, o site ainda mostra um mapa do Brasil exibindo os dados da votação e a contagem.

Outra coisa que é bem legal do “Vote na Web”, é que ele tem o histórico e a ficha de todos os políticos que já tiveram propostas enviadas ao Congresso Nacional.

Vamos participar, exercer o nosso direito de cidadão e analisar quem tem proposta e quem não tem, afinal as eleições estão chegando e vamos fazer a nossa parte, depois não adianta reclamar.

Pra participar das decisões dos projetos, é só preencher o cadastro do site, e pronto, é só ler as propostas e votar. Pra conhecer o “Vote na Web”, clique aqui


abraços

Alex Villaverde
ITIL V2/V3, MOF, COBIT, ISO 20000 Certified
Membro ITSMF, ISACA e ABNT
www.alexvillaverde.blogspot.com

MCP - Windows Sever 2003 - Exame 70290

Para aqueles que estão se preparando para o Exame Oficial da Microsoft Windows Server 2003 - Exame 70290 não pode perder a oportunidade de fazer sum simulado gratuito para o exame com 20 questões.

A ISSO É Tecnologia (www.issoe.com.br) disponibizou um simulado com perguntas do exame e algumas simulando cenários reais.

Gostaria de Agradecer o Rafael Trindade que colaborou com este simulado.


É só acessar e mão na massa !!!



abraços

Alex Villaverde
ITIL V2/V3, MOF, COBIT, ISO 20000 Certified
Membro ITSMF, ISACA e ABNT
www.alexvillaverde.blogspot.com

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Certificação CGEIT - Governança de TI

Existe uma certificação da ISACA para profissionais que possuam significativa experiência em Governança de TI: Certified in the Governance of Enterprise IT.

Esta nova certificação é suportada pelo ITGI (The IT Governance Institute – www.itgi.org) e tem como foco as 5 grandes áreas da Governança de TI:

* Alinhamento estratégico
* Gestão de recursos
* Gestão de riscos
* Mensuração de performance
* Entrega de valor
* E frameworks como Cobit e Val IT

A certifigação CGEIT tem como objetivo destacar profissionais que possuem conhecimento, habilidade e experiência em maximizar a contribuição de TI para o sucesso da empresa em gestão e mitigação de riscos apresentados pela TI.

Para conquistar a certificação você irá precisar:

* Passar no CGEIT exam realizado normalmente em Junho e Dezembro
* Estar de acordo com a política de educação contínua da ISACA
* Prover evidências apropriadas de experiência em trabalhos envolvendo práticas de Gvoernança de TI.


Clique aqui e veja mais.


abraços

Alex Villaverde
ITIL V2/V3, MOF, COBIT, ISO 20000 Certified
Membro ITSMF, ISACA e ABNT
www.alexvillaverde.blogspot.com

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Rubens Barrichelo Ganha uma...

A justiça determinou que o Google Brasil retire do Orkut todos os perfis falsos e também as comunidades ofensivas ao piloto Rubens Barrichello.

A sentença, que foi publicada no Diário Oficial de São Paulo, quer que o Google “promova a exclusão dos perfis de usuários que se identificam falsamente como a pessoa notória de Rubens Barrichello, e também das comunidades que atacam o piloto brasileiro”. O pessoal da Google vai ter trabalho o que tem de comunidade do Rubinho é brincadeira, talvez só o alemão tenha mais afinal chegar em primeiro nunca foi o forte do Rubinho.

Caso o Google Brasil não cumpra com a determinação de tirar esse conteúdo do ar no Orkut, a empresa vai ter que pagar a multa de mil reais por dia.

Tem hora que o pessoal pega pesado mesmo, tem que lembrar que o cara é pai de família e chegando em segundo consegue ganhar muito mais dinheiro e ser bem sucedido do que muita gente que pensa ser o primeiro !!!



abraços

Alex Villaverde
ITIL V2/V3, MOF, COBIT, ISO 20000 Certified
Membro ITSMF, ISACA e ABNT
www.alexvillaverde.blogspot.com

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

MSN de cara nova

A Microsoft anunciou que vai mudar o layout do seu portal “MSN.com”.

O novo visual é bem mais clean, e predomina a cor branca e deixa o azul um pouco de lado.

No centro superior não podia faltar o Bing além dos canaisde esportes, entretenimento, notícias, foram divididos por cores pra facilitar o acesso e a visualização.

A nova interface do “MSN.com” estreia ainda esse ano é esperar para comprovar.


Para conferir é só clicar aqui.


abraços

Alex Villaverde
ITIL V2/V3, MOF, COBIT, ISO 20000 Certified
Membro ITSMF, ISACA e ABNT
www.alexvillaverde.blogspot.com

terça-feira, 3 de novembro de 2009

ITIL V2 Descontinuada - Oficial

Após uma análise cuidadosa das tendências e preocupações de mercado, a OGC finalizou um plano para a descontinuação do esquema de qualificação da ITIL V2.

Do anúncio:
A OGC considerou os resultados (de uma pesquisa feita pelo itSMF International) juntamente com suas próprias necessidades de manutenção do conjunto de produtos de ITIL, e acordou que:

1. A retirada será baseada no produto, com todas as variações de idioma para qualificações individuais e publicações sendo removidas ao mesmo tempo.

2. A remoção completa da versão 2 será no dia 30 de Junho de 2011. A retirada de produtos específicos será na seguinte ordem:

* V2 Foundation em 30 de Junho de 2010

* V2 Manager em 31 de Agosto de 2010

* V2 Practitioner em 31 de Dezembro de 2010

* Foundation Bridge em 31 de Dezembro de 2010

* Manager Bridge em 30 de Junho de 2011

* Publicações relacionadas a Service Support e Service Delivery serão removidas em 30 de Junho de 2011. Após este período as publicações só poderão ser exibidas como “print on demand” ou em formatos eletrônicos.

A disponibilidade contínua de todas as outras publicações da versao 2 serão consideradas caso a caso, sendo totalmente removidas até 30 de Junho de 2011.

É isso aí, por isso façam a ITIL V3 que tem a visão bem mais completa e hoje reflete a realidade das empresas, desde a parte estratégica até a parte operacional do serviço.



abraços

Alex Villaverde
ITIL V2/V3, MOF, COBIT, ISO 20000 Certified
Membro ITSMF, ISACA e ABNT
www.alexvillaverde.blogspot.com