terça-feira, 23 de junho de 2009

Qual tipo de usuário que você é? confira aqui.

A Pesquisa estabelece dez tipos de usuários segundo sua relação com a tecnologia, foi conduzida e tabulada pelo Pew Internet & American Life Project entre 2007 e o começo deste ano, sobre tipos de usuários de tecnologia.

A entidade entrevistou mais de 3.500 pessoas nos Estados Unidos sobre seus hábitos ligados à tecnologia e classificou dez tipos diferentes, do mais antenado até o mais descolado da realidade digital. Entre as conclusões, ficou provado que a o acesso móvel à web é um ponto de inflexão na adoção de tecnologias. Mostramos aqui as características de cada tipo, confira e veja qual é o seu.

Colaboradores digitais
São aqueles usuários que mergulham fundo na tecnologia e na internet. Quase todos têm banda larga em casa, e mais de 90% têm PC, laptop e smartphone. Boa parte também possui tocadores de MP3, e quase todos não dispensam uma câmera digital. Já 70%, em média, contam com filmadoras e/ou gravadores de vídeo digitais. São usuários de internet com muita estrada - cerca de 12 anos na rede.

Conectados ambivalentes
Esses são da turma que usa bem email, celular e outras tecnologias para se comunicar, mas têm autocrítica. Quando veem televisão ou ouvem música, geralmente o fazem do laptop ou do smartphone. Entretanto, ao contrário dos colaboradores digitais, eles não gostam de misturar muito essa faceta social com trabalho e se sentem incomodados quando solicitados nessa hora, essa categoria de usuários é chamada de media movers (algo como "passadores de mídia"), mas são perfeitamente descritos aqui pelo nome do jogo infantil de passar uma informação adiante. É o que eles fazem: usam a tecnologia e a internet para buscar todo tipo de informação - notícias, produtos, dicas de saúde, assuntos de disciplinas variadas - e passam para outros internautas. Costumam ter páginas ou blogs próprios e participam de fóruns e listas de discussão, postando imagens com alguma regularidade.


Hotspots ambulantes
São chamados roving nodes na pesquisa. É aquela gente cujo celular virou quase uma parte do corpo. Eles o usam não apenas para falar, mas para ver os emails, SMS e SMS. Chegam em casa e continuam online, dando uma olhada nas notícias ou comprando coisas. São tão antenados quanto os colaboradores digitais, mas preferem o smartphone ao computador e não pensam em criar blogs pessoais ou gerenciar perfis. São mais felizes que os conectados ambivalentes, pois amam quando seu celular toca.


Novatos móveis
Os mobile newbies, como são denominados no estudo do projeto Pew, são parecidos com a categoria anterior, só que muito mais ligados no celular em si que na internet, mesmo que tenham conexão em casa. Na verdade, o celular é sua porta de entrada para a tecnologia da informação, e de cada dez com celulares, só quatro usam a internet. Trata-se de usuários mais jovens, que estão chegando agora, daí a preferência pelos indefectíveis telefones. Até este ponto, a pesquisa americana detectou que 39% dos usuários eram motivados pela mobilidade na tecnologia. Os restantes são muito mais ligados aos computadores, com veremos.

Veteranos do PC
Nada de wireless demais para essa classe. Eles gostam mesmo é do bom e velho desktop, o que não quer dizer que não estejam online. Parecidos com os media movers, são entretanto entrincheirados em seus computadores pessoais, de onde leem notícias, pesquisam blogs, aprendem coisas e navegam de montão.


Navegantes sem estresse
Originalmente denominados drifting surfers, esses usuários são veteranos da internet com geralmente mais de oito anos de experiência -, mas já aprenderam a domar os mares bravios do ciberespaço, não se deixando dominar. Embora sejam antenados e conectados, têm uma relação bem saudável com a tecnologia.


Sobrecarregados
Nestes tempos em que muito se trabalha e o tempo parece voar, é comum ouvir queixas sobre o gigantesco volume de informações que cai sobre nossas cabeças todos os dias. A categoria abarca 10% dos usuários ouvidos pelo Pew. Na maioria, são homens e já passaram dos 50 anos. Embora tenham celular e internet, apresentam dificuldade de lidar com a sobrecarga de informação e precisam de ajuda para fazer seus aparelhos funcionarem a contento.


Os indiferentes
São os usuários que não ligam para a tecnologia. Têm celular e internet, mas não os usam com frequência, nem para se informar, nem para incrementar o contato com os amigos e a família. Não acreditam que a tecnologia lhes oferece novos horizontes. Dez por cento dos adultos ouvidos também apresentaram esse perfil. Para a turma hiperconectada, pode até ser difícil acreditar que essa categoria existe, mas é preciso lembrar o tamanho da exclusão digital: apenas um quinto da população mundial está conectada à internet. Quatorze por cento dos ouvidos no estudo não têm nem internet, nem telefone celular. Alguns até já tiveram, mas desistiram de utilizá-los.


fonte: oglobo.com

abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: MORRA, o antivírus gratuito da Microsoft

My Space deve encerrar suas atividades no Brasil

Conforme foi avisado no nosso Blog a situação do My Space era estranha, uma empresa que retém um grande lucro e que faz uma lista de corte de funcionários é para se pensar no que acontece.

Segundo informações O MySpace Brasil vai fechar as portas a partir de 1º de julho. A notícia chegou hoje no final da tarde à sede do MySpace Brasil, no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo, além do Brasil, México e Argentina também terão seus escritórios fechados.

Agora vamos esclarecer uma coisa, o My Space não vai desaparecer assim, as páginas de bandas e pessoais devem continuar no ar e seguir o mesmo modelo de trabalho do Facebook que não tem um representante aqui mas o serviço continua no ar. A única dúvida é se as páginas terão suporte em português.



abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: Crise Mundial afeta o My Space

O futuro preocupante da Telefônica

Falar sobre a Telefônica e seus problemas não é nenhuma novidade, a grande novidade vai ser quando a Telefônica não tiver mais problemas e todos os serviços funcionando além da expectativa do consumidor.

Ontem a Anatel suspendeu as vendas dos serviços Speedy e se houver a venda a Telefônica pagará uma multa por cada usuário novo, além disto, ficou estipulado uma multa de 15 milhões caso a Telefônica em 30 dias não resolva os problemas recorrentes dos últimos meses.

Esta é uma situação preocupante para quem trabalha com TI, hoje muitas empresas dependem deste serviço e por não haver uma concorrência aberta e de igual proporção a Telefônica erra em pontos que parecem ser simples, mas ao pensar na estrutura que foi montada e como é conduzida dá medo.

Um erro bastante comum são os problemas de DNS, cada endereço tem um IP (um número) e para os usuários não ficarem digitando este número o DNS faz esta função, converte o IP em nome para facilitar, venho notando que este é um dos grandes problemas da Telefônica, acontece aqueles erros que sites funcionam e outros não, justamente por causa deste serviço.

Sobre o futuro é algo preocupante sem dúvida, o Brasil vem implantando e obrigando as empresas a usarem Nota Fiscal Eletrônica, SPED e outros serviços on-line como o próprio Sintegra e qual a garantia que temos em relação ao serviço, quem vai custear os problemas e quem vai assumir um prejuízo maior neste sentido.

Isso tudo quando o serviço chega, quando há disponibilidade. O governo precisa agir para a situação não ficar caótica e investir em infra-estrutura e buscar parceiros a fim de encontrar uma concorrência que ajude os usuários e as empresas a terem um serviço de qualidade, senão vamos seguir os mesmos moldes da saúde, segurança e educação.



abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: Universidade de Harvard e seu ilustre formando (Bill Gates)

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Problemas com o Sinal do GPS

Sábado fui supreendido, o meu GPS não conectava no satélite de jeito nenhum, alterei inúmeras configurações, tentei conectar em todas as portas, alterei a velocidade e nada, nada mesmo.

Então comecei a falar com outras pessoas e notei que várias delas estavam com o mesmo problema de conexão, então tive que sair correndo atrás de notícias, então descobri algumas coisas que podem ajudar.

O sétimo satélite da série mais moderna do sistema GPS foi lançado a partir do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos chamado IIR-20M que inclui diversas melhorias em relações aos modelos anteriores, permitindo melhor performance nas operações e na navegação para usuários militares e civis.

Além disso, o satélite transmitirá em uma nova frequência (L5). A inclusão dessa nova frequência foi completada um mês antes do previsto. Tanta pressa deveu-se ao fato de que se houvesse um atraso, os Estados Unidos poderiam perder a licença de uso da frequência.

Ainda resta um satélite da série para ser lançado. No entanto, ainda não há previsão para a data de lançamento.

A frequência do satélite foi alterada e por isso alguns modelos de GPS não conseguem conectar no satélite e precisam sofrer uma atualização de software para captar o sinal novamente.

Para usuários com GPS da marca BAK segue o link de atualização: http://www.bakinternational.com/main.php?run=home&secao=

Para usuários com o GPS da marca Adapt Atlas segue o link de atualização: http://www.adapt-mobile.com/mobile/detail.php?p_id=258

O Processo é bastante simples, são 4 arquivos de atualização que devem ser copiados para a Raiz do SDcard e executado, depois é só apagar e re-iniciar o GPS.

Para as outras marcar sugiro entrar no site do fabricante para verificar algum tipo de atualização.



abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: Falando um pouco sobre Val IT

terça-feira, 16 de junho de 2009

Concursos Públicos com inscrições em todo País

Com esta crise que passa e não passa a saída para muitos profissionais são os concursos públicos buscando assim uma tranquilidade em relação ao mercado.

Pelo menos 12 concursos públicos com inscrições abertas em todo país têm juntos mais de 400 vagas para profissionais de nível médio e superior com formação na área de tecnologia da informação.

Somente o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) tem 200 vagas para técnico em tecnologia da informação, para nível superior, com salário de R$ 1.800,00 mais cesta-alimentação de R$ 400,86 e auxílio-refeição de R$ 350,24.

Além das vagas abertas, há ainda concursos para formação de cadastro, como no caso da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que têm cargos na área de desenvolvimento de sistemas e de suporte.

O salário máximo é verificado no Tribunal de Contas da União (TCU), com 18 vagas de analista de controle externo na área de tecnologia da informação: R$ 9,8 mil.

Confira aqui a lista completa.

fonte: g1.globo.com


abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: Falando um pouco sobre ValIT

Morro, o antivírus gratuito da Microsoft

Desta vez vamos ver se a Microsoft acerta em cheio, pois as tentativas anteriores não deram nada certo, vem aí o Morro, um nome um tanto estranho, mas que tem tudo a ver com o Brasil.

Esta é uma ótima notícia para quem trabalha com produtos Microsoft, só não sei o que a Symantec e a Norton estão achando desta história toda, se as empresas tem mercado é justamente por causa do Windows e agora com este lançamento temos que esperar o que vai acontecer, eu não estaria nada feliz se estivesse no lugar destas empresas.

O Live OneCare, antivírus pago da Microsoft foi um verdadeiro fracasso já o "Morro" é de graça, e se for bom o suficiente para proteger contra os malwares mais comuns, quem vai querer pagar 100 reais pra Symantec pelo novo Norton? As pessoas gostam do que é barato se for bom, mas gostam de coisas gratuitas se funcionarem e esta é a aposta da Microsoft, possuir uma suíte completa de segurança para os seus softwares.

O único detalhe é que o antivírus não vem instalado junto com o Windows e deve ser disponibilizada para download pela empresa, bem como suas atualizações, esta medida é para evitar violar as leis antitrustes e evitar complicações com os concorrentes no mercado, apesar que eu acho que esta solução deveria ser incluída no pacote, se formos pensar o próprio firewall não deveria estar no Windows, pois existem empresas que fornecem este tipo de software, como já vimos à discussão já vai longe.

O Morro deve ser lançado para Windows XP, Windows Vista e para o mais novo lançamento o Windows 7.

E afinal, por que o antivírus se chama "Morro"? Novamente a Microsoft faz referência ao Brasil ao nomear seus produtos: antes o Project Natal, agora o "Morro", em referência à praia do Morro de São Paulo que fica localizada na Bahia.


abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: Começa as vendas do Windows 7

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Crise Mundial afeta o MySpace

Depois de muitos acharem que a crise passou ou simplesmente nem chegou, não é assim que funcionários do My Space vem passando.

Depois de mandar 5% dos seus funcionários embora ano passado, a empresa prepara uma nova lista de corte que pode chegar até 25% do quadro atual, resultando entre 300 e 500 funcionários demitidos.

A Fox Interactive Media, empresa dona do MySpace, não comenta oficialmente as supostas demissões e nem que esteja preparando uma lista de cortes (fonte infoline).

Esta é uma notícia curiosa pois os números do MySpace são extremamente positivos e com grande expectativa de crescimento.



abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: É possível achar a caixa preta de um avião embaixo d'água?

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Universidade de Harvard e seu ilustre formando (Bill Gates)

Bill Gates abandonou a Universidade de Harvard em 1975 para investir seu tempo na Microsoft. Em 2007, comandava um império de 51,12 bilhões de dólares. Após anos de dedicação e ganhos extremamente satisfatórios, em 2006 o executivo anunciou sua saída da gestão diária da Microsoft.

O homem mais rico do mundo e dono da maior empresa de TI do planeta não tem um diploma universitário. Mas o que falar desse mito, imagina a quantidade de críticas que ele recebeu, mas foi em frente em busca do seu sonho e objetivo, quem não se lembra do DOS, essa história é bem longa...

O Lançamento do Windows 3.11 e um novo conceito de operar um computador até chegar nos tempos de hoje, que a Microsoft praticamente tem tudo relacionado a tecnologia pessoal e corporativa.

A Universidade de Harvard recentemente decidiu doar o diploma para Bill Gates sem que ele precisasse passar nas cadeiras da Universidade, que coisa boa, sem estudar e sem fazer provas, acho que era o sonho de cada 10 em 10 pessoas.

Aqui fica uma reflexão, apenas faculdade e títulos não fazem o profissional e sim complementam o currículo.

Alguns pessoas no Brasil trilharam caminhos como o Bill Gates com perseverança, inteligência entre outras qualidades colocando a mão na massa e acreditando no próprio destino para atingir todos os seus sonhos sem passar por uma faculdade como Silvio Santos, Roberto Marinho e o nosso Presidente da República (Lula).



abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: O que é o Cobit e onde usar

Falando um pouco sobre Val IT

Já vi cada coisa na Internet, dizendo até que o Val IT era um guia de governança, por isso vamos descomplicar e explicar um pouco sobre este framework.

Val IT siginifica, ENTERPRISE VALUE GOVERNANCE OF IT INVESTMENTS e está na versão 2.0

O Val IT é um framework que cria valor para o negócio através de investimento de TI, ou seja cria valor através de controles de processos, metas e métricas.

Sempre quando falamos em investimento, TI sempre acaba sendo prejudicada, na maioria das vezes o investimento é para beneficiar parte da empresa ou mesmo a empresa toda e os Diretores pensam que isto é um custo direto somente de TI.

O Val IT ajuda neste sentindo segmentando, demonstrando o valor ao negócio e como foco principal, maximiza a qualidade dos processos de negócios de TI permitindo investimentos empresariais, com ênfase para a definição dos principais indicadores financeiros, esta ferramenta trabalha como um complemento do Cobit, suportando toda a estrutura de TI e seus processos.

O Val IT trabalha com 3 domínios principais:
- Valor de Governança
- Gerenciamento do Portfolio
- Gerenciamento de Investimento

o Val IT também como o Cobit utiliza o modelo de maturidade, a fim de entender como está o processo na organização e onde ela pretende chegar.


abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: Buscador Inteligente da Microsoft, conheça o BING

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Descomplicando o BSC (Balanced Scoredcard)

O BSC é um Sistema de Gestão Estratégica utilizado para Esclarecer e obter consenso em relação à estratégia, comunicar a estratégia por toda a empresa, alinhar as metas departamentais e pessoais à estratégia da empresa, associar os objetivos estratégicos com metas de longo prazo e orçamentos anuais, realizar revisões estratégicas periódicas e sistemáticas, obter feedback para aprofundar o conhecimento da estratégia e aperfeiçoá-la.

Como podemos perceber a Estratégia é o ponto central do BSC integrando com as pessoas, em qualquer projeto que envolva o Balanced Scoredcard é essencial e a participação a colaboração das pessoas, nunca esqueço o meu primeiro projeto com BSC, era uma história de ninguém entender nada com nada e a principal desculpa dos colaboradores era a falta de tempo, então em uma reunião eu mencionei a contratação de pessoas somente para apurar os resultados para o BSC, foi então que os Diretores apoiaram e baixaram uma ordem que o trabalho deveria ser concluído e os resultados dependeriam de cada setor, com este envolvimento o trabalho começou a aparecer.

O Balanced Scorecard foi desenvolvido para demonstrar (e fazer entender a todos) como as organizações criam valor na Era da Informação, medindo a performance das companhias nas perspectivas dos acionistas (financeira), dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento (funcionários e infra-estrutura tecnológica).

O Balanced Scorecard é capaz de auxiliar a implantação e execução de todas as iniciativas estratégicas relevantes das organizações e integrar suas metodologias, como Six Sigma, ISO’s, CRM, ABC, EVA.

Desenvolvido pelos professores Robert S. Kaplan e David P. Norton de Harvard Business School, no começo dos anos 1990, o BSC tem sido usado por centenas de organizações dentro e fora dos Estados Unidos e tem como base as 4 perspectivas que são:

- Financeira: “Para ter sucesso financeiro, como nós devemos ser para nossos
acionistas?”
- Processos internos: “Para satisfazer nossos acionistas ou clientes, que
processos do negócio nós devemos aprimorar?”
- Aprendizado: “Para atingir nossa visão, como nós devemos aumentar nossas
habilidades para mudar e melhorar?”
- Clientes: “Para atingir nossa visão, como nós devemos ser para nossos clientes?”

O BSC é muito útil para organizar os processos e demonstrar resultados para o alcance das metas, milhares de empresa utilizam esta técnica, possuir um Sistema de BSC dentro da empresa é ter um controle e uma perspectiva de melhoria contínua dos processos e dos resultados.


abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: Vagas para Estágio em TI

terça-feira, 2 de junho de 2009

Começa as vendas do Windows 7

A Microsoft anunciou que o Windows 7, próxima versão do seu sistema operacional, começará a ser vendida em 22 de outubro, antes do que estava originalmente programado mas a tempo de pegar a temporada das compras das festas de final de ano. A empresa não informou, entretanto, os preços do novo sistema.

Essa questão de preço é complicada e aqui não tem como descomplicar, se o software fosse acessível a grande maioria com certeza preferiria, acabando com o software pirata, tem software que são muito caros, esses dias estava fazendo cotação do Autocad, é um absurdo o que os caras cobram, algo em torno de U$ 5.000,00, sem falar em softwares mais específicos como o Solid Works que a cobrança é feita anualmente.

Se formos pensar em uma licença é diferente quando falamos em 100, 200, 1000... para as médias empresas é complicado manter uma estrutura aceitável de tecnologia desta forma e com essas práticas de mercado.

Voltando ao Windows 7 que vai substituir o pouco popular Windows Vista, estará disponível em novos PCs - os fabricantes começam a receber a nova versão a partir de julho. Usuários poderão também comprar o sistema para instalar em suas máquinas antigas, o upgrade será gratuito para as pessoas que comprarem computadores equipados com o Windows Vista logo antes da chegada do Windows 7, mas a Microsoft não especificou data nem mais detalhes para o programa de upgrade.


abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: Microsoft bloqueia os serviços do MSN

É possível achar a caixa preta de um avião embaixo d`água?

Tragédia é tragédia, um momento que as explicações não convencem que culpados sempre aparecem e desaparecem e que as coisas só funcionam e são esclarecidas depois de um acontecimento grave, não somente neste último episódio do avião da Air France, mas isso tem ocorrido como uma regra seja aqui, ou seja, em qualquer lugar do mundo.

Fiquei curioso e pesquisei sobre a tal da caixa preta, como o negócio aqui é descomplicar, vamos falar em caixa preta, porque até no nome parece ser secreto...

A Caixa Preta na verdade se constitui em dois aparelhos diferentes contendo gravações das vozes da cabine do piloto e dados de instrumentos, é utilizada para gravar e registrar todos os passos do avião. Hoje é muito utilizada para descobrir o que acontece com um avião depois de um desastre.

A Caixa Preta é de um tamanho de uma caixa de sapato, pode agüentar o impacto de até 2,25 toneladas e temperaturas de mais de 1000 graus Celsius e na água pode resistir a uma pressão de até 20 mil pés de profundidade, um equipamento de alta tecnologia que grava a conversa dos últimos 30 minutos, som dos motores e comandos de uso, grava, por exemplo, dados como variação de velocidade, variação de altitude, indicação da direção e ângulo de subida e descida.

Com estas informações é possível recriar as operações de vôo no momento e por isso é vital para qualquer tipo de dúvida ou investigação.


As caixas-pretas têm um sinalizador para debaixo d'água chamado pinger que é acionado quando o gravador está imerso em água. O sinalizador é capaz de transmitir a partir de profundidades de até 4.300 metros. Por isso é possível encontrar a caixa preta do Air Bus A330 vôo 447.

As equipes vem fazendo buscas com a profundidade de até 4 km, justamente porque é o limite aceitável para encontrar a Caixa Preta do avião, vamos torcer par o melhor desfecho desta história e registrar os sentimentos para a família daqueles que estão desaparecidos.



abraços

Alex Villaverde
www.alexvillaverde.blogspot.com

VEJA MAIS: Google deve entrar também na Fórmula 1